X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Seu negócio precisa de um mantra


think_different_apple

A sua empresa tem um mantra? Uma ideologia que ela usa para tomar qualquer decisão, para criar qualquer produto? O questionamento é feito por Shane Snow, colunista do site da revista americana Fast Company. Em seu último post, ele defende esse costume dentro do mundo corporativo. “Nos negócios, o mantra funciona como um lema e é algo fundamental para a empresa, mais até do que um slogan de marketing”, afirma Snow.

Mantra é um termo do sânscrito que significa algo como “expressão ou pensamento sagrado”. Tradicionalmente, explica Snow, ele funciona como uma forma de ajudar na concentração – algo recomendado pelos gurus hindus. Trata-se, basicamente, de palavras ou frases que devem ser repetidas várias vezes. Em uma empresa, o mantra deve ser justamente aquela base que rege todo o seu funcionamento. “Pense diferente” é o que rege a Apple, por exemplo. Para o colunista, os melhores mantras são assim: informam como as coisas são levadas no cotidiano da empresa – tanto por trás das paredes quando na frente da multidão. O guru dos negócios Guy Kawasaki, ex-evangelista da Apple, explica que a chave é a simplicidade. “O mantra deve ter duas ou três palavras. Ele deve ser curto, doce e fácil de entender.”

O mantra, no entanto, não é a declaração da missão da empresa. Para explicar melhor esse ponto, Snow usa o exemplo de uma pesquisa feita com 100 empresários – de iniciantes no mundo dos negócios a grandes executivos – em que se perguntava qual era o mantra que regia a empresa de cada um. “Nossa ideologia de colaboração é o nosso maior diferencial”, disse um dos entrevistados. Já outro respondeu: “[Nossa empresa] existe para alimentar o crescimento de nossos clientes ao desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível”. Ambos esses exemplos são ideias que regem as empresas, mas não são mantras. E como você percebe isso? Porque você já os esqueceu. Repare no contraste entre as frases acima e algo como “Seja implacável” (da Nitro PDF) ou “Faça algo que você ama” (da agência digital Huge). Ninguém precisa pegar um dicionário para entender esses mantras.

Snow cita ainda o caso de sua própria startup, Contently, há alguns anos. “Quando a empresa começou a crescer e nós aumentamos a equipe, estabelecemos o mantra ‘Seja Incrível’.” Segundo o colunista, isso ajuda a guiar os funcionários e diz aos clientes o que eles podem esperar da empresa. “Além disso, coloca um sorriso em nossos rostos e nos lembra todos os dias por que nós trabalhamos em uma startup e não em uma empresa gigante, cujo mantra tem 50 palavras.”

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot