Infelizmente, todos os ecosistemas da Terra estão sendo violentados. Eles se conectam formando o planeta Terra, um sistema interdependente de ecosistemas que nos mantém vivos e protegidos.
Tudo está interconectado.
As conseqüências das ações da espécie humana no planeta podem demorar a se voltar contra ele mas como uma lei do universo, toda a ação tem sua reação. As conseqüências imediatas são épocas de dominância e riqueza (embora mal distribuída), crescimento populacional desregrado, exploração em um nível ainda mais acelerado. Domínio e exploração de recursos “esgotáveis”.
O ser humano está sendo o responsável pela maior extinção de espécies da história do planeta e os economistas ainda usam PIB sem considerar que sua equação não leva em conta o valor da interdependente ecologia do planeta.
O que é PIB e porque ele é um conceito míope
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Somando todos os PIBs, temos um PIB global.
O PIB global pode ser visto como a soma (em valores monetários) que o ser humano rouba do Planeta Terra retornando lixo, gases poluentes, desertos, concreto e asfalto.
Os astutos economistas podem verificar que o PIB subtraído da destruição da ecologia em valor presente os faria reconsiderar a atual concepção de crescimento econômico. O crescimento econômico que não leva em consideração a destruição necessária e suas implicações é um crime para as futuras gerações.
É como se contabilizar lucros ao se “esquecer de colocar” na conta o preço dos insumos.
O PIB Global subtraído do custo do insumo (Valor do Planeta) dá um prejuízo que vai sendo contabilizado e debitado de uma conta aberta no crédito com uma única contadora e usurária: a Natureza ou pra alguns, Deus. (Deus é um daqueles contadores que avisam, dão algumas chances de redenção mas quando chega a hora de cobrar, é bastante rigoroso).
(Significado de Usurário: adj. e s.m. Que, ou aquele que empresta com usura; agiota. Avaro, sovina, pão-duro.)
Esse gasto, na velocidade que está sendo inflingida, nós, os perdulários, ainda estaremos vivos para acompanhar a Natureza nos cobrando com juros. (Se já não está, com o Aquecimento Global…)
Na prática mundana do nosso dia-a-dia
Por isso, inclua no seu business plan a seguinte pergunta: Para produzir X, qual os subprodutos ou conseqüências não-intencionais para o ambiente e, quanto isso pode afetar o ecosistema?
Então, faça com que a sua empresa seja capaz de produzir sem ofender o meio-ambiente e, se possível, crie empresas que sejam capaz de substituir outras que ofendam.
(Ou, não a faça. Se você não vai ser parte da solução, não seja mais uma parte do problema.)
Um super empreendedor de hoje é o empreendedor que inclui o ambiente na sua planilha Excel. E, não apenas as previsões de lucratividade, inescrupulosamente. Inovação tem que incorporar o meio-ambiente. Empreendimento inovador é empreendimento ecologicamente responsável.
Os super heróis do futuro da inovação serão aqueles que inventarão processos e empresas que revertam os danos causados.
In summa, incorporem o meio ambiente no seu Business Plan (e, como um leitor notou: no seu dia-a-dia).
Quem sabe, a redenção não começa em cada um de nós?
Post do Blog de André Bartholomeu Fernandes