X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Manifesto pro Herói do Hoje (ou porque você tem que rever seus conceitos e Business Plan)

n

André Bartholomeu Fernandes é o criador e editor do Jornal do Empreendedor e escreve sobre PIB e


A Terra foi parecida com Marte e pode voltar a ser em breve.

A Terra foi parecida com Marte e pode voltar a ser em breve.

Infelizmente, todos os ecosistemas da Terra estão sendo violentados. Eles se conectam formando o planeta Terra, um sistema interdependente de ecosistemas que nos mantém vivos e protegidos.

Tudo está interconectado.

Panda

Você não seria diretamente responsável pela extinção dessa espécie. Mas, indiretamente, sim, você é.

As conseqüências das ações da espécie humana no planeta podem demorar a se voltar contra ele mas como uma lei do universo, toda a ação tem sua reação. As conseqüências imediatas são épocas de dominância e riqueza (embora mal distribuída), crescimento populacional desregrado, exploração em um nível ainda mais acelerado. Domínio e exploração de recursos “esgotáveis”.

O ser humano está sendo o responsável pela maior extinção de espécies da história do planeta e os economistas ainda usam PIB sem considerar que sua equação não leva em conta o valor da interdependente ecologia do planeta.

O que é PIB e porque ele é  um conceito míope

produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Somando todos os PIBs, temos um PIB global.

O PIB global pode ser visto como a soma (em valores monetários) que o ser humano rouba do Planeta Terra retornando lixo, gases poluentes, desertos, concreto e asfalto.

Os astutos economistas podem verificar que o PIB subtraído da destruição da ecologia em valor presente os faria reconsiderar a atual concepção de crescimento econômico. O crescimento econômico que não leva em consideração a destruição necessária e suas implicações é um crime para as futuras gerações.

É como se contabilizar lucros ao se “esquecer de colocar” na conta o preço dos insumos.

O PIB Global subtraído do custo do insumo (Valor do Planeta) dá um prejuízo que vai sendo contabilizado e debitado de uma conta aberta no crédito com uma única contadora e usurária: a Natureza ou pra alguns, Deus. (Deus é um daqueles contadores que avisam, dão algumas chances de redenção mas quando chega a hora de cobrar, é bastante rigoroso).

(Significado de Usurário: adj. e s.m. Que, ou aquele que empresta com usura; agiota. Avaro, sovina, pão-duro.)

Esse gasto, na velocidade que está sendo inflingida, nós, os perdulários, ainda estaremos vivos para acompanhar a Natureza nos cobrando com juros. (Se já não está, com o Aquecimento Global…)

Na prática mundana do nosso dia-a-dia

Por isso, inclua no seu business plan a seguinte pergunta: Para produzir X, qual os subprodutos ou conseqüências não-intencionais para o ambiente e, quanto isso pode afetar o ecosistema?

Então, faça com que a sua empresa seja capaz de produzir sem ofender o meio-ambiente e, se possível, crie empresas que sejam capaz de substituir outras que ofendam.

(Ou, não a faça. Se você não vai ser parte da solução, não seja mais uma parte do problema.)

Um super empreendedor de hoje é o empreendedor que inclui o ambiente na sua planilha Excel. E, não apenas as previsões de lucratividade, inescrupulosamente. Inovação tem que incorporar o meio-ambiente. Empreendimento inovador é empreendimento ecologicamente responsável.

Os super heróis do futuro da inovação serão aqueles que inventarão processos e empresas que revertam os danos causados.

In summa, incorporem o meio ambiente no seu Business Plan (e, como um leitor notou: no seu dia-a-dia).

Quem sabe, a redenção não começa em cada um de nós?

 

Post do Blog de André Bartholomeu Fernandes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot