Salvador – A merenda no Colégio Municipal Padre Vieira, em Barreiras (BA), deve passar por melhorias em breve. Maria Ribeiro, que trabalha na cantina a escola, foi escolhida entre os colegas para participar do curso do Programa Alimentos Seguros (PAS). O objetivo da programação é aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos servidos em empresas e instituições.
O curso foi realizado na semana passada e aboardou temas como noções básicas de higiene e manipulação de alimentos. Uma das atividades foi uma demonstração de como bactérias se proliferam em alimentos contaminados. Os alunos também aprenderam a elaborar uma planilha para o controle dos procedimentos de segurança alimentar.
Para o empresário Alex Moreira, gerente de um restaurante de Barreiras, o curso foi muito gratificante por ter conhecido mais sobre resfriamento, ambiente, utensílios e manipulação de alimentos. “De acordo com o consultor, estamos em conformidade em 80% de nossas ações. Com as sugestões que recebemos, tenho certeza que iremos agradar mais nossos clientes, fidelizar novos visitantes e evitar desperdícios”, garante o empresário.
O curso Programa Alimentos Seguros tem quatro encontros. No primeiro, foi tratado o controle de perigo físico, químico e biológico. O módulo seguinte teve o título de As Boas Práticas. O terceiro mostrou como realizar o controle de produção e o quarto, noções do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
Além das aulas, os participantes tiveram direito a duas horas de consultoria individual. Para o coordenador da regional do Sebrae no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, “o curso possibilita a ampliação da competitividade e tem a finalidade de garantir informação para a manutenção da integridade do alimento e da saúde do consumidor”, destacou.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias