Neste final de semana o SMSP – Social Media São Paulo – fez dobradinha nas cidades de São José do Rio Preto e Araçatuba. Juntas, as cidades reuniram cerca de 200 pessoas para discutir os desafios da comunicação digital e suas novas oportunidades de negócios. Na sexta-feira, 21, aconteceu em São José do Rio Preto a primeira edição do Diálogos SMSP, uma versão pocket do Social Media São Paulo, evento que tem percorrido o interior do estado de São Paulo discutindo marketing digital e mídias sociais valorizando o profissional do interior paulista.
O Diálogos SMSP contou com a participação de mais de 90 pessoas que formaram uma plateia extremamente inteligente e participativa no auditório do Senac. Quem abriu o bate-papo foi o Armindo Ferreira, organizador do encontro, trazendo para a discussão o perfil do profissional de mídias sociais do interior de São Paulo. Na ocasião foi apresentado o infográfico SMSP, que utilizou de seu banco de dados para traçar um perfil desse profissional.
Logo em seguida o Blog Mídia8!, colocou em debate a profissão blogueiro e como ela se desdobra em um mercado que ainda sofre e gera muitos preconceitos na valorização dos projetos fora das grandes capitais ou regiões metropolitanas.
Para finalizar a noite, Estevão Soares, da Estrategi.ca, Márcia Ceschini, do Papos na Rede, e Rafael Hernandez, do blog Rafael Designer, se juntaram ao palco e lançaram uma discussão super pertinente para plateia: “estamos preparados para as mídias sociais?” A conversa procurou discutir as dificuldades de pequenas e médias empresas lidarem com o uso desses canais de forma eficiente e profissional.
Social Media São Paulo, edição Araçatuba
No sábado, 22, aconteceu a quinta edição do Social Media São Paulo, dessa vez na cidade de Araçatuba. Cerca de 85 pessoas compareceram ao evento para discutir o mercado de comunicação digital na região. Na abertura, Márcia Ceschini, do Papos da Rede, levantou a questão do planejamento em comunicação digital, sua importância e alguns conselhos e passos para essa fase fundamental em qualquer ação nas redes. Em seguida a palestra do PagSeguro discutiu o e-mail marketing e como as ferramentas da empresa podem ajudar o seu e-commerce.
Finalizando a manhã, Rafael Hernandez, do Rafael Designer, palestrou sobre o uso de blogs dentro e fora das empresas, blogando no corporativo e pessoal, com dicas fundamentais sobre planejamento, SEO, ferramentas e técnicas para alavancar seu blog.
Após o almoço houve um apresentação de um case regional, da empresa Verso e Prosa, que se consiste em um dos painéis mais essenciais do SMSP. Valorizar o profissional do interior de São Paulo dando a oportunidade de que empresas e agências exponham seus cases de sucesso, mesmo se tratando de cases que não são nacionalmente conhecidos.
Uma novidade nessa edição foi a participação do Scup, levando seu co-fundador, Diego Monteiro, para compartilhar seu conhecimento sobre métricas e monitoramento em mídias sociais e como a competência profissional pode ser um diferencial decisivo nessa área.
Em seguida rolou a Super Session do Senac com Silvana Zibetti, mestre em comunicação, mídia e cultura, que levou para Araçatuba o tema “boca a boca tela a tela”.
Logo depois a mesa de blogueiros composta por seis incríveis profissionais teve como desafio discutir a blogosfera local, sua relação com a imprensa, agências e empresas, além de levantar a questão de como blogar localmente e ganhar uma visibilidade regional. Participaram da mesa os blogueiros Oda Moura (Blog do Oda), Ariadne Bognar (Fios de Ari), Michelle Santos (My Other Bag is Channel), Jomênica Livramento (Batom Rosa Choque), Nathalia Generoso (Blog da Nathalia) e Kaio Esteves (Blog Ataque). E, mesmo não estando na mesa, vale o destaque para os meninos do blog de humor MiMijei.
Finalizando o encontro, ainda rolou um debate final sobre como a região pode se articular para fortalecer o mercado e suas perspectivas de futuro.