Dados do estudo Trending Topics da E.life (segundo trimestre de 2012) apontam que quase metade dos assuntos que ganham popularidade com rapidez no Twitter tem influência direta da TV. Paralelamente, o estudo Hábitos de uso de mídias sociais, apurado entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, indica que para 50,6% dos internautas brasileiros o uso simultâneo de televisão e internet, ou seja, assistir TV enquanto acessa as redes sociais, é um comportamento comum.
Apesar deste alto número de usuários que exercem este uso simultâneo no país, a prática publicitária de se criar campanhas para TV que gerem engajamento na web ainda é baixa quando comparada ao ocorrido nos EUA.
Para entender o engajamento online das campanhas na TV no Brasil, a E.life realizou um estudo para demonstrar a oportunidade das marcas de trabalharem a interação entre duas telas. O estudo levantou durante uma semana menções das cinco maiores operadoras de celular (Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo) no Twitter e no Facebook. Além disso, monitorou todas as inserções publicitárias dessas operadoras em dois canais de TV aberta, no horário nobre.
A análise mostra que o engajamento das campanhas é muito baixo. O índice de buzz (mensagens) no Facebook e no Twitter sobre as propagandas chega a, no máximo, 3% do total das mensagens. Como comparativo, uma análise do engajamento da campanha #vesteacamisa do Banco do Brasil, na semana das Olimpíadas, mostra que o índice de mensagens no Facebook e no Twitter sobre a propaganda chegou a 15% com o uso da hashtag. Esses números comprovam os dados publicados pelo próprio Twitter, que diz que o uso de seus elementos, contas ou hashtags, na transmissão televisiva, aumentam de duas a dez vezes mais o engajamento no microblog.
Entre as campanhas no ar no período estudado, a Claro foi a operadora de celular que mostrou melhor resultado. O share of buzz sobre a propaganda da marca no Facebook e no Twitter chegou a 36,8%, 18 pontos percentuais maior que a Oi, segunda colocada no estudo. A presença do jogador de futebol Neymar e do ex-jogador Ronaldo nas campanhas teve relevância para este resultado. O estudo mostrou também que o horário nobre na TV também reflete no meio online. No período das 19h às 23h aumenta o volume de buzz sobre propaganda para todas as marcas estudadas.
Via divulgação Rosa Arrais Comunicação.