X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estudo analisa o impacto de campanhas publicitárias da TV nas mídias sociais


Estudo analisa o impacto de campanhas publicitárias da TV nas mídias sociaisDados do estudo Trending Topics da E.life (segundo trimestre de 2012) apontam que quase metade dos assuntos que ganham popularidade com rapidez no Twitter tem influência direta da TV. Paralelamente, o estudo Hábitos de uso de mídias sociais, apurado entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, indica que para 50,6% dos internautas brasileiros o uso simultâneo de televisão e internet, ou seja, assistir TV enquanto acessa as redes sociais, é um comportamento comum.

Apesar deste alto número de usuários que exercem este uso simultâneo no país, a prática publicitária de se criar campanhas para TV que gerem engajamento na web ainda é baixa quando comparada ao ocorrido nos EUA.

Para entender o engajamento online das campanhas na TV no Brasil, a E.life realizou um estudo para demonstrar a oportunidade das marcas de trabalharem a interação entre duas telas. O estudo levantou durante uma semana menções das cinco maiores operadoras de celular (Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo) no Twitter e no Facebook. Além disso, monitorou todas as inserções publicitárias dessas operadoras em dois canais de TV aberta, no horário nobre.

A análise mostra que o engajamento das campanhas é muito baixo. O índice de buzz (mensagens) no Facebook e no Twitter sobre as propagandas chega a, no máximo, 3% do total das mensagens. Como comparativo, uma análise do engajamento da campanha #vesteacamisa do Banco do Brasil, na semana das Olimpíadas, mostra que o índice de mensagens no Facebook e no Twitter sobre a propaganda chegou a 15% com o uso da hashtag. Esses números comprovam os dados publicados pelo próprio Twitter, que diz que o uso de seus elementos, contas ou hashtags, na transmissão televisiva, aumentam de duas a dez vezes mais o engajamento no microblog.

Entre as campanhas no ar no período estudado, a Claro foi a operadora de celular que mostrou melhor resultado. O share of buzz sobre a propaganda da marca no Facebook e no Twitter chegou a 36,8%, 18 pontos percentuais maior que a Oi, segunda colocada no estudo. A presença do jogador de futebol Neymar e do ex-jogador Ronaldo nas campanhas teve relevância para este resultado. O estudo mostrou também que o horário nobre na TV também reflete no meio online. No período das 19h às 23h aumenta o volume de buzz sobre propaganda para todas as marcas estudadas.

Via divulgação Rosa Arrais Comunicação. 

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot