Brasília – Um dos principais resultados da atuação do Sebrae nos seus 40 anos de existência é o incentivo à formalização, segundo avaliou o presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase) e superintendente do Sebrae no Ceará, Alci Porto. Ele participou das comemorações do 40º aniversário da instituição, na noite desta terça-feira (09), em Brasília.
”Antes, os micro e pequenos negócios eram praticamente desconhecidos. Hoje são um segmento atuante e competitivo que gera a maior parte do emprego formal no país”, exemplifica Porto. Ele também destaca os impactos positivos da instituição para a sobrevivência dos pequenos negócios. “Atualmente, temos mais de 70% das empresas sobrevivendo, quando no passado esse índice era de 30%”, lembra.
Para o presidente da Abase, a atuação do Sebrae contribuiu para ampliar o reconhecimento da importância estratégica dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país, ao mesmo tempo em que elevou a autoestima dos empreendedores.
“Quando as pessoas se formalizam passam a ser respeitadas pela comunidade, são vistas como quem gera emprego formal, renda e que contribui para o desenvolvimento da comunidade. As pessoas passam a entender que o dono de uma pequena empresa é um verdadeiro líder de desenvolvimento”, afirma.
Alci Porto destaca a capilaridade da instituição “que faz com que suas ações sejam levadas para empreendedores de todo o Brasil” e a contribuição da própria Abase para que o Sebrae funcione como um sistema no país. “Enquanto o Sebrae Nacional define as diretrizes, a Abase trabalha para que elas sejam desenvolvidas de forma integrada, otimizando o trabalho e os recursos da instituição”, diz.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias