X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae reforça compromisso com os pequenos negócios


 Brasília – Lembrar os feitos do passado e renovar os compromissos com o desenvolvimento futuro das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. Esse foi o tom dos pronunciamentos oficias durante as comemorações dos 40 anos do Sebrae, evento realizado nesta terça-feira (9), na sede nacional da instituição, em Brasília.

Diante de uma plateia formada por ministros de estado, secretários-federais, parlamentares, prefeitos, empresários e colaboradores, o presidente do Conselho Nacional do Sebrae, Roberto Simões, foi o primeiro a falar. Ele lembrou o peso das MPE na economia nacional. “O segmento absorve 52% da mão de obra ocupada. Daí vem o reconhecimento da importância do Sebrae, que sempre foi o defensor maior das MPE”, declarou.

Melhorar o acesso ao crédito, diminuir a burocracia e aumentar a competitividade foram algumas das ações em que a instituição se envolveu nas últimas quatro décadas lembradas pelo diretor do Conselho Nacional. “Todas essas conquistas revelam dedicação e competência do quadro técnico do Sebrae”, disse.

Simões afirmou que a instituição precisa celebrar a data porque foi capaz de cumprir sua missão, mas que o futuro não deve passar em branco. “Não temos como descansar sobre os louros conquistados porque o Brasil cresce muito e hoje está entre as maiores economias do mundo. Isso traz ainda mais responsabilidades”.

Sobre os compromissos futuros para os próximos anos, Simões apontou a necessidade de dobrar a participação dos pequenos empreendimentos no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que hoje é de 20%, além de melhorar a inserção desse segmento nas exportações, que representa apenas 1% do total. “O Sebrae tem condições de encarar esses desafios, mas não o fará sozinho. As parcerias serão ampliadas. Juntos podemos continuar a concretizar os sonhos”, afirmou.

O presidente do Sebrae Nacional também reafirmou a importância de planejar o futuro. “Completar 40 anos é muito simbólico. Felizmente, os sonhos não envelhecem. A maturidade faz a gente transformar os sonhos em metas”, disse logo na abertura, para em seguida lembrar o trabalho diário dos colaboradores da instituição nos quatro cantos do território nacional. “Vocês são a alma do Sebrae”, dirigiu-se aos trabalhadores.

Desafios

A exemplo do diretor do Conselho, o presidente do Sebrae também jogou luz sobre os desafios para a próxima década. “Esse não é só o momento de olhar para trás. Estamos olhando para o futuro, para os próximos dez anos e planejando qual será o legado que iremos deixar para a economia brasileira”, afirmou.

Segundo Luiz Barretto, nos últimos 40 anos o perfil do empreendedor mudou, assim como a economia. Nesse período, o país pulou da 12ª economia mundial para sexta, com reflexos no mercado de trabalho, fortalecimento do mercado interno e aumento das formalizações. Com isso, Barretto lembrou que o Sebre também precisou se modernizar para alcançar seus objetivos. “Hoje, atendemos no balcão, mas também ampliamos a assistência a distância, pelo telefone ou internet”, disse.

“No passado, a maior parte dos brasileiros que abria negócio o fazia por necessidade. O mercado de trabalho estava difícil, então a pessoa abria um comércio, investia em um serviço para sobreviver. Hoje, a principal motivação para empreender é a oportunidade de negócio”, apontou o presidente da instituição.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, representou a presidente Dilma Rousseff no evento e encerrou os pronunciamentos oficiais. Pimentel também lembrou a trajetória da instituição “que foi da ditadura à democratização”. Temos um patrimônio para mostrar nos últimos 40 anos. E o Sebrae faz parte dele”, disse o ministro.

Pimentel destacou ainda o esforço da instituição na formalização de aproximadamente 2,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) nos últimos anos. E concluiu: “o Sebrae é a cara do Brasil. Que o país continue sendo o guia dos nossos sonhos”.

Veja aqui mais fotos da nossa galeria.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot