Fotografia significa desenhar com luz e contraste e, segundo a história, essa existe desde os anos 350 A.C. O que nasceu da simples ideia de se desenhar, hoje pode ser utilizado para retratar lugares, demonstrar momentos felizes e até para fazer negócios de diferentes formas.
Apesar de existir há muitos anos, por volta dos anos de 1960 eram feitas aproximadamente 3 bilhões de fotografias em todo o mundo. Já em 1997, com o lançamento da primeira câmera digital, as fotografias em todo mundo saltaram para aproximadamente 86 bilhões. E em 2011, com a proliferação dos smartphones, expansão das redes sociais e os aplicativos de fotos, já tínhamos mais de 380 bilhões de fotos em todo mundo.
A verdade é que hoje a imagem é base da interação nas redes sociais, seja elas online ou não. No Facebook, a timeline e outros recursos visuais estão utilizando mais imagens. Segundo o próprio Facebook, 70% de todas as suas interações realizadas pelos seus membros são relativas à foto.
O Instagram é uma rede social utilizada para a publicação de fotografia. Essa já possui mais de 50 milhões de usuários e o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários dessa rede, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Segundo os dados do Instagram Fatcs, as tags mais utilizadas pelo usuários em todo o mundo são #Iphoneography, #Cat, #Sky, #Dog, #Flower e #Food.
Essa rede social nos permite utilizá-la de diferentes modos para os negócios. Entre elas podemos destacar algumas:
A ampliação do alcance de uma marca
A Levi’s Brasil é um ótimo exemplo de como utilizar bem essa rede social. A Levi’s consegue utilizar a rede para realizar a curadoria de conteúdo (mostrando os bastidores de ações desenvolvidas, consumidores e produtos), e, consequentemente, fazendo com que sua marca seja vista mais vezes.
Outro case interessante que pode ser compartilhado nesse artigo é o da Starbucks. Com mais de 30 milhões de fãs no Facebook e com a fama de uma das marcas mais citadas no Twitter, a Starbukcs utiliza-se do Instagram para compartilhar com a tag #Starbucks as fotos de seus cafés nos mais diferentes estilos e ambientes. A marca rapidamente ultrapassou mil menções nessa rede social.
Engajar público
A norte-americana General Eletric criou a campanha de engajamento Instagrapher onde o conteúdo era gerado pelo consumidor.
A campanha tinha o objetivo interagir com os consumidores da marca, onde a pessoa fotografava algum produto GE que o inspirasse, publicava no Instagram com a tag #GEInspiredMe e se ficasse entre as mais votadas ela iria ao álbum no Facebook da marca, onde todos poderiam votar, e a partir daí esse estaria concorrendo a uma viagem ao Reino Unido no valor de $ 11,000.
Outras campanhas que também foram destaque no Instagram foram a da Ford, #Fiestagram, e da Nike, #MakeItCount, as duas tinham como base o conteúdo gerado pelos consumidores da marca.
Dicas para sua marca
Antes de qualquer coisa é necessário avaliar qual é o seu público-alvo. O Instagram é utilizado por jovens que utilizam outras redes sociais e estão atentos a tendências. Você já pensou em criar conteúdo nessa mídia voltado para esse público? Avalie essa questão e comece a traçar estratégias para engajar diferentes públicos, ou para atender um segmento específico. No que se refere a relacionamento, é preciso entender que em todo canal de interação é preciso estar preparado a dialogar nas mais diversas situações.
Assim como as outras empresas que já utilizam essa rede há mais tempo, é necessário criar uma identidade visual no Instagram. A marca precisa estar exposta, assim como uma descrição bem detalhada sobre o perfil da empresa que estará utilizando aquele canal.
O conteúdo é uma via de mão dupla. Pode ser produzido pela marca ou pelo o consumidor da marca.
Como vimos anteriormente, existem empresas que aproveitam a rede para postar imagens de bastidores, eventos e até de seus produtos. Entretanto, existem marcas que aproveitam o Instagram para desenvolver campanhas para dar maior visibilidade à marca. Em campanhas como da General Eletric, Ford e Nike, são utilizadas hashtag como meio de mensurar as ações desenvolvidas.
Monitorar é uma das partes mais importantes de todo o processo. Em ações onde o conteúdo é gerado pelo consumidor da marca, é imprescindível que haja um filtro do que está sendo enviado, pois senão o que era uma ótima ação pode se tornar uma catástrofe. A mensuração no Instagram é feita através das hashtag, assim uma vez que você coloca uma tag (#) em uma imagem, você possibilita que outras pessoas encontrem o que você postou.
Aproveite as várias funcionalidades dessa rede social que a cada dia está conseguindo mais usuários e aplique ao seu negócio, seja ele virtual ou do modelo tradicional. Quanto mais atento às tendências nós estamos, mais tempo permaneceremos no mercado.
Por Rafael Ferreira, bacharel em administração e gestor em mídias sociais. @admrafaferreira