X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Instagram e suas aplicações aos negócios


Instagram e suas aplicações aos negóciosFotografia significa desenhar com luz e contraste e, segundo a história, essa existe desde os anos 350 A.C. O que nasceu da simples ideia de se desenhar, hoje pode ser utilizado para retratar lugares, demonstrar momentos felizes e até para fazer negócios de diferentes formas.

Apesar de existir há muitos anos, por volta dos anos de 1960 eram feitas aproximadamente 3 bilhões de fotografias em todo o mundo. Já em 1997, com o lançamento da primeira câmera digital, as fotografias em todo mundo saltaram para aproximadamente 86 bilhões. E em 2011, com a proliferação dos smartphones, expansão das redes sociais e os aplicativos de fotos, já tínhamos mais de 380 bilhões de fotos em todo mundo.

A verdade é que hoje a imagem é base da interação nas redes sociais, seja elas online ou não. No Facebook, a timeline e outros recursos visuais estão utilizando mais imagens. Segundo o próprio Facebook, 70% de todas as suas interações realizadas pelos seus membros são relativas à foto.

O Instagram é uma rede social utilizada para a publicação de fotografia. Essa já possui mais de 50 milhões de usuários e o Brasil é o terceiro país que possui mais usuários dessa rede, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. Segundo os dados do Instagram Fatcs, as tags mais utilizadas pelo usuários em todo o mundo são #Iphoneography, #Cat, #Sky, #Dog, #Flower e #Food.

Essa rede social nos permite utilizá-la de diferentes modos para os negócios. Entre elas podemos destacar algumas:

A ampliação do alcance de uma marca

ceac levisA Levi’s Brasil é um ótimo exemplo de como utilizar bem essa rede social. A Levi’s consegue utilizar a rede para realizar a curadoria de conteúdo (mostrando os bastidores de ações desenvolvidas, consumidores e produtos), e, consequentemente, fazendo com que sua marca seja vista mais vezes.

ceac StarbucksOutro case interessante que pode ser compartilhado nesse artigo é o da Starbucks. Com mais de 30 milhões de fãs no Facebook e com a fama de uma das marcas mais citadas no Twitter, a Starbukcs utiliza-se do Instagram para compartilhar com a tag #Starbucks as fotos de seus cafés nos mais diferentes estilos e ambientes. A marca rapidamente ultrapassou mil menções nessa rede social.

Engajar público

A norte-americana General Eletric criou a campanha de engajamento Instagrapher onde o conteúdo era gerado pelo consumidor.

ceac instagrapherA campanha tinha o objetivo interagir com os consumidores da marca, onde a pessoa fotografava algum produto GE que o inspirasse, publicava no Instagram com a tag #GEInspiredMe e se ficasse entre as mais votadas ela iria ao álbum no Facebook da marca, onde todos poderiam votar, e a partir daí esse estaria concorrendo a uma viagem ao Reino Unido no valor de $ 11,000.

Outras campanhas que também foram destaque no Instagram foram a da Ford, #Fiestagram, e da Nike, #MakeItCount, as duas tinham como base o conteúdo gerado pelos consumidores da marca.

Dicas para sua marca

Antes de qualquer coisa é necessário avaliar qual é o seu público-alvo. O Instagram é utilizado por jovens que utilizam outras redes sociais e estão atentos a tendências. Você já pensou em criar conteúdo nessa mídia voltado para esse público? Avalie essa questão e comece a traçar estratégias para engajar diferentes públicos, ou para atender um segmento específico. No que se refere a relacionamento, é preciso entender que em todo canal de interação é preciso estar preparado a dialogar nas mais diversas situações.

Assim como as outras empresas que já utilizam essa rede há mais tempo, é necessário criar uma identidade visual no Instagram. A marca precisa estar exposta, assim como uma descrição bem detalhada sobre o perfil da empresa que estará utilizando aquele canal.

O conteúdo é uma via de mão dupla. Pode ser produzido pela marca ou pelo o consumidor da marca.
Como vimos anteriormente, existem empresas que aproveitam a rede para postar imagens de bastidores, eventos e até de seus produtos. Entretanto, existem marcas que aproveitam o Instagram para desenvolver campanhas para dar maior visibilidade à marca. Em campanhas como da General Eletric, Ford e Nike, são utilizadas hashtag como meio de mensurar as ações desenvolvidas.

Monitorar é uma das partes mais importantes de todo o processo. Em ações onde o conteúdo é gerado pelo consumidor da marca, é imprescindível que haja um filtro do que está sendo enviado, pois senão o que era uma ótima ação pode se tornar uma catástrofe. A mensuração no Instagram é feita através das hashtag, assim uma vez que você coloca uma tag (#) em uma imagem, você possibilita que outras pessoas encontrem o que você postou.

Aproveite as várias funcionalidades dessa rede social que a cada dia está conseguindo mais usuários e aplique ao seu negócio, seja ele virtual ou do modelo tradicional. Quanto mais atento às tendências nós estamos, mais tempo permaneceremos no mercado.

Por Rafael Ferreira, bacharel em administração e gestor em mídias sociais. @admrafaferreira

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot