Salvador – O administrador de empresas David Costa, de 38 anos, não quer perder nenhuma oportunidade. Proprietário do hostel Hospeda Salvador, no Pelourinho, ele é Microempreendedor Individual (MEI) desde 2010, mas já faz planos de migrar para microempresa. “Sempre tive essa vontade de empreender, de ter meu negócio, e hoje faço o que gosto”. De olho na Copa do Mundo da FIFA 2014, David participa nesta quinta-feira (22) do II Encontro Sebrae 2014 de Negócios: Oportunidades e Finanças.
Realizado pelo Sebrae e pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), o evento acontece durante todo o dia na Associação Comercial da Bahia, em Salvador, e reúne empresários e representantes de instituições financeiras. No evento, os participantes têm acesso a informações sobre serviços financeiros, linhas de crédito e financiamento para as micro e pequenas empresas (MPE), com o objetivo de facilitar a realização de investimentos com foco no mundial de futebol.
Na abertura do encontro, o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, destacou os benefícios que o megaevento já está trazendo para o estado. “O que acontece hoje já é o desdobramento de um conjunto de trabalhos que nós estamos desenvolvendo, como cursos, palestras e oficinas”.
Passos falou também sobre as ações realizadas por meio do Programa Sebrae-Secopa na Bahia, a exemplo da capacitação de mais de 400 ambulantes, 175 baianas de acarajé e 240 taxistas, além de 11,7 mil horas de consultoria e o atendimento de mais de 450 empresas e mil potenciais empresários. “Essas atividades têm como desdobramento a geração de riquezas, empregos, ocupação, renda e a realização dos sonhos das pessoas”, ressaltou.
Segundo o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, o trabalho em conjunto é fundamental. “O Sebrae tem sido um parceiro no processo de qualificação profissional e na transformação da Copa não apenas sob a ótica das construções, mas também das pessoas”. Costa destacou ainda as ações de interiorização do mundial, como o Fórum Regional Copa Bahia 2014, realizado em cidades indutoras do turismo. “Nós entendemos que essa Copa não é somente de Salvador, mas de toda a Bahia”.
No encontro, os empresários também participam de uma rodada de negócios nos setores priorizados pelo Programa Sebrae 2014 – construção civil, madeira e móveis, moda, comércio varejista, artesanato, serviços, turismo, tecnologias da informação e comunicação, economia criativa e agronegócios. O MEI David Costa deseja encontrar bons fornecedores de serviços na rodada. “Espero conseguir ofertas boas, com qualidade e preços acessíveis”.
Aproximação
O analista de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Rafael Castro, explicou que a rodada busca aproximar as empresas demandantes de produtos e serviços das ofertantes. “Queremos provocar essa aproximação e capacitar os empresários para atender às demandas de mercado”.
O diretor-técnico da indústria de polpas Fruttisol, Omar Ribeiro, também participa da rodada e espera fechar bons negócios. “Nós estamos lançando um novo produto, que é a polpa de frutas para o varejo, e esperamos vender para o mercado interno. A Copa é uma boa oportunidade”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias