O mais caro naquele deliciosos hambúrguer que você compra no seu restaurante preferido não é o que você coloca na boca, e sim as mãos humanas que juntam o pão e a carne. Mas este robô pode preparar, grelhar e montar um sanduíche automaticamente e futuramente até substituir humanos na cozinha enquanto economiza bilhões para a indústria de fast food.
Criado pela empresa Momentum Machines, de San Francisco, este robô-cozinheiro foi desenvolvido para fazer o trabalho de três equipes inteiras de cozinheiros em tempo integral. A atual versão alfa da máquina grelha os hambúrgueres, corta alface, cebola, picles, tomates e monta o sanduíche, depois embrulha e ele está pronto para o consumidor. O único trabalho humano envolvido é o de pegar o dinheiro da pessoa e entregar o sanduíche completo.
Logo após o consumidor fazer o pedido, a carne é moída e prensada e passa por um forno. Depois, ela é juntada ao pão e aos outros ingredientes, que são cortados na hora, e, quando está pronto, é embrulhado. A Momentum Machines garante que ele fica melhor do que em qualquer rede de fast food.
O robô não é apenas rápido – com capacidade de preparar 360 sanduíches por hora – mas também é bastante compacto. Em vez de uma cozinha tradicional com múltiplas estações de trabalho ocupando metade de um restaurante, a máquina ocupa apenas 2 metros quadrados. A Momentum Machines acredita que ela vai gerar um grande redesenho nos restaurantes de fast food que vão focar mais na experiência do consumidor. Além disso, a máquina é bem mais higiênica do que as linhas de trabalho com humanos, já que ela remove também a possibilidade de contaminação dos nossos muitos fluídos corporais.
A máquina também é relativamente barata para operar em comparação com trabalhadores humanos: ela não fica doente nem se machuca ou deixa o emprego. A estimativa da Momentum Machines é que cada franquia de fast food gasta, em média, US$ 135 anualmente nos Estados Unidos com seus funcionários. Ao substituir as pessoas pela máquina, a indústria de fast food pode economizar até US$ 9 bilhões por ano – que poderiam ser reinvestidos em ingredientes de muito mais qualidade sem precisar aumentar o custo do produto. Isso sim é um hambúrguer suculento. [The National –Motherboard – Food Beast – Momentum Machines]