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Campanha Google: quem quer ganhar mais chocolates?


Campanha Google: quem quer ganhar mais chocolates? Conhecer muito bem os perfis do seu site no Google é essencial para toda empresa que pensa em aumentar seus acessos, clientes e vendas com ele. Com tantas informações, possibilidades e acessos, tenho duas perguntas super simples sobre a web. E provavelmente você ou seus amigos não fazem a menor ideia de qual é a resposta. Quer apostar?

  • Primeiro, meu amigo, em um negócio via internet, você sabe me dizer quantos dólares preciso investir para ganhar 10 chocolates? Alguma resposta rápida? Sim, falo de mídia, banners, promotions e o que mais você quiser. Quantos dólares para ganhar, no final, 10 chocolates?
  • Agora, a segunda. Estamos na geração do conhecimento, do saber… Então, com toda essa gama de informações disponíveis e todo esse acesso universal, você poderia me responder como está o seu Google? Ah, seja específico. Quero as top keywords, total de clicks, posição e o quanto converte em algo palpável… que tal chocolates?

Em resumo: como está o seu Google? E quantos chocolates ele te faz ganhar? Para lhe ajudar e também me ajudar a obter essas respostas, vamos falar de algo que conhecemos há quase uma década: Google. Vamos perguntar a ele como estamos e como ele pode nos ajudar com os chocolates.

O que é o posicionamento Google?

Posicionamento Google é a posição na qual você aparece em uma pesquisa Google. Se você é o melhor corretor de NY ou a melhor praia do Brasil, ao digitar esses termos, espera-se o primeiro lugar. Se isso não ocorrer, que ao menos mostre qual é a sua atual posição. Simples! Então, que tal mudar seu pensamento? Ao invés de considerar a qualidade do website, empresa ou knowhow na web para quem não conhece você, se eu perguntar quem é o melhor, é o Google quem aponta.

E como deveria ser?

Seja para seu nome, trabalho ou empresa, todos deveriam saber usar o Google (não apenas pesquisar), mas sim interagir. Uma mão dupla com a qual eu ajudo o Google (pesquisa) e ele me ajuda (chocolates). Você tem o seu negócio (seu trabalho, empresa ou clientes)? Sabe ou imagina que palavras as pessoas pesquisam para lhe achar? Tem uma ideia de quantas visitas elas trazem?

Ok! Hora de falar a verdade… você não faz a menor ideia, né? Mas convenhamos, deveria! Então, voltemos ao pensamento: se você é o melhor, o Google não deveria mostrar você primeio?

Vamos mudar nosso conceito sobre sites de busca e colocar no papel nossos desejos em relação ao Google, certo? Quer uma a lista inicial? Sugestões? Aí vão as minhas…

  • Quero que o Google fale sobre a minha empresa de social media;
  • Quero que ele mostre como o meu trabalho é bacana. Sou um dos top 3 no país;
  • Quero que, ao tentarem falar comigo, ele indique o meu perfil no Twitter;
  • Quero que, ao procurarem pelos termos da minha área de atuação, meu nome apareça primeiro.

Seja o que for, escreva como deseja interagir com o Google! Simples, não?

O que o Google deveria estar fazendo?

Primeiro, antes de tudo, se você paga por suas roupas (para uma boa aparência), gosta de ter um bom carro (ir e vir) e cuida da sua saúde, invista em alguém para cuidar de você no Google! Com essa conta paga (ou com o seu tempo investido), você deveria saber e acompanhar:

  1.  Quais as palavras relacionadas a você ou seu negócio (escolha 10);
  2. Nessas palavras qual a sua posição no Google para cada uma delas? Sou o primeiro ou o 278º?
  3. Por fim, quantas pessoas essas palavras trazem para você? Consigo meus quatro mil ou apenas 14?

Pronto. Agora você aprendeu a responder Como está o seu Google?. Resposta: Tenho 10 keywords, com quatro top 5 e essas me geram 3.800 visitantes. Lindo! E isso ainda te ajuda a começar a responder: quantos chocolates me faz ganhar?. Feliz? Espero que sim. Para não falar que não ajudei, lembre dos dez passos básicos para melhorar o seu posicionamento Google. Siga-os e já terá percorrido 50% do caminho.

Passo-a-passo do sucesso

  1. Saiba quem você é e o que quer mostrar (defina em uma frase);
  2. Depois escolha 10 formas como as pessoas irão pesquisar por você;
  3. Se quem procura acha, escolha aonde elas vão levar seu cliente (Site? Blog? Facebook?);
  4. Garanta que seu cliente vai sempre conseguir facilmente entrar em contato ou comprar;
  5. Se você tem um site, otimize. Regrinhas W3C, livros, são boas opções de aprendizado se não contratar um profissional especializado;
  6. Básico: lembre-se de cadastrar o seu site em outros sites para ajudar. Por exemplo, o Google Business;
  7. Deixar sempre seus dados de contato em emails, site de amigos, blogs, artigos ou redes sociais;
  8. Considere também produzir conteúdo sobre o que você sabe e enviar para sites, blogs ou amigos;
  9. Use também suas redes sociais. Toda ajuda é uma boa pedida para fazer os outros lhe acharem;
  10. Por fim, melhore. Basta ter um registro histórico dos números e tente melhorar a cada mês;

Espero ter ajudado com esse artigo. Agora aguardo a sua contribuição com comentários e links. E para concluir nossa conversa, tenho apenas duas perguntas: Como está o seu Google? E quantos chocolates ele ganha para você? Se você curtiu o artigo… hora de escrever. Faça parte da conversa com suas ideias, dicas Google e sugestões. Vamos conversar?

Por Iuri G. Brito. diretor da Prumos. @GoUp

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