João Pessoa – Dona Lindalva Andrade, de 73 anos, descobriu a arte da confeccionar bonecas de pano quando tinha apenas sete anos. A habilidade garantiu a sobrevivência dela e a dos seus 14 filhos. “Foi com o artesanato que criei minha família sozinha. Meu marido me abandonou quando a casa estava cheia”, diz.
A arte de dona Lindalva e a de mais 700 artesãos que representam 4.250 associações paraibanas estão expostas no Salão de Artesanato Paraibano, que termina nesta quinta-feira (20), em João Pessoa. Na 17ª edição do evento, que tem como tema o imaginário infantil, há brinquedos populares, cerâmicas, madeira, tecelagem, fibras, fios, entre outros produtos.
O superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, destaca o crescimento do Salão de Artesanato ao longo dos anos e o aprimoramento da produção paraibana. “Em parceria com o governo do estado, iremos propor inovações em 2013 para fortalecer ainda mais o artesanato da Paraíba, que é o retrato do povo”.
Para os artesãos, as expectativas de negócios são as melhores. Gilson Galdêncio, de Barra de Santa Rosa, produziu 30 peças especialmente para o evento. “Essa é a terceira edição que participo. Nas duas anteriores, vendi todas as minhas peças antes mesmo da abertura. Tenho certeza que este ano não será diferente”, ressalta.
A expectativa dos organizadores é que cerca de 180 mil pessoas visitem o Salão de Artesanato e que sejam movimentados cerca de R$1,5 milhão no evento, valor 20% superior ao comercializado na última edição. Na 17ª edição do Salão estão expostos 15 produtos que farão parte do projeto nacional Expoarte Brasil Original, que visa dar visibilidade ao artesanato brasileiro nos megaeventos esportivos dos próximos anos – Copa das Confederações, Copa do Mundo da FIFA 2014 e Jogos Olímpicos. Da Paraíba, serão selecionados 150 produtos artesanais que serão apresentados em diversas cidades brasileiras durante esses eventos. Uma prévia, com os 15 primeiros produtos selecionados, estão sendo apresentados no Salão.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
.
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias