X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Engage, MateriaBrasil e Catarse lançam plataforma Mineo para co-criação de produtos


dfdcc Screen Shot    at    PMRecém-lançada, a plataforma web Mineo (www.mineo.co) abre chamada criativa para ideias a serem materializadas colaborativamente. Ideias inseridas na plataforma passam por desenvolvimento livre e colaborativo dos usuários, prototipagem de produto final, e comercialização do produto resultante do processo.

Apoiar o desenvolvimento de projetos que não tem a chance de entrar no mainstream do mercado brasileiro, e ainda por cima feitos a partir de matérias-primas nacionais responsáveis são uns dos objetivos do Mineo. Assim como articular e estimular uma rede de fornecedores desses materiais, e abrir o processo de produção são outras metas do projeto.

cea Screen Shot    at    PM

“A ideia é permitir que a criação de produtos seja repensada e que eles cheguem ao mercado de maneira justa e a partir de um processo transparente. Criamos produtos responsáveis, pensados por muitas pessoas, e que levam em conta não apenas aspectos econômicos, funcionais e estéticos, mas também as questões ambientais e sociais. A ideia de todo um processo colaborativo e aberto possibilita que muitas outros projetos sejam viablizados”, explica uma das idealizadoras do projeto, a designer gaúcha Bárbara Wolff Dick.

O compósito de fibra de coco com poliuretano, desenvolvido pela empresa carioca Ecofibra, e o compósito de fibra de coco com polvilho, desenvolvido pela Ybá, são os primeiros materiais a serem trabalhados pela plataforma. Ambos fazem parte do catálogo de matérias-primas brasileiras da MateriaBrasil. “Uma grande quantidade de empresas e grupos no Brasil, formados por pessoas que pesquisam e desenvolvem materiais de forma responsável, muitas vezes não tem tempo ou não tem recursos para investir em desenvolvimento de produtos derivados de seus materiais. E esse é um dos nossos desafios!”, explica Thiago Maia, designer carioca sócio da MateriaBrasil.

As ideias iniciais depositadas no site são aprimoradas pela própria comunidade. Por meio dos comentários, qualquer um opina e mostra como determinado produto pode ser melhor desenvolvido. No final, o produto passará por uma fase de pré-venda no Catarse para viabilizar a sua produção, e depois poderá ser colocado a venda em lojas parceiras. Para inscrever um projeto é cobrada a tarifa simbólica de dez reais. O intuito da cobrança é evitar uma avalanche de ideias inacabadas e mensagens irrelevantes no site.  O lucro do projeto é compartilhado proporcionalmente entre a plataforma, o proponente e a comunidade que participou.

Como funciona o Mineo

Existem quatro etapas na criação de produtos responsáveis no Mineo.
  • Na primeira etapa você inscreve a ideia (um projeto de produto) falando um pouco sobre o que ela trás de novidade, qual problema está resolvendo, e se já existem produtos em situações semelhantes. Além disso, como ela se encaixa na chamada criativa, ou seja, como o material proposto naquele período pode ser usado nesse contexto.
  • Depois, na segunda etapa, a ideia é avaliada, comentada e votada pela comunidade.
  • Caso a ideia seja popular, ela passará por uma avaliação da equipe para que seja aprovada pela equipe. É então produzido um protótipo pelo fornecedor do material, que é a terceira etapa.
  • Se o protótipo criado for aprovado pelo nosso time e a comunidade apoiar, o conceito desenvolvido é transformado em produto. A ideia é produtizada, vendida, e os lucros são divididos entre todos que participaram do processo. O produto pode ser comercializado através do Catarse, ou de lojas parceiras, conforme cada caso.


Uma iniciativa coletiva

O Mineo (mineo.co) é uma realização de três empresas: a Engage (engage.is), incubadora de projetos de tecnologia para engajamento; a MateriaBrasil (materiabrasil.net), centro de inovação em design, sustentabilidade e consumo responsável, e o Catarse (catarse.me), plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos.


Contexto


Com as novas tecnologias a produção em massa deixa de ser algo acessível apenas para a grande indústria. Cunhada por especialistas como a terceira revolução industrial, o processo em curso subverte a lógica do mercado tradicional ao permitir que pessoas comuns tenham acesso à criação de produtos. A democratização desse processo é o pilar de uma série de empreendimentos no mundo, que seguem a lógica open source (de código aberto), inspirada na comunidade de desenvolvimento dos softwares livres. Nesse processo, a competitividade e a exclusividade dão lugar à colaboração e a co-criação. A inovação aberta é apontada como uma das principais tendências econômicas por Chris Anderson, um dos mais respeitados pensadores atuais, em seu novo livro “Makers, The New Industrial Revolution”.

dfcf wQMASM

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot