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Motivação & Inspiração

Os traços não negociáveis de um empreendedor de verdade

Características do empreendedor

Empreendedores de sucesso são bem diferentes um dos outros. Só que, geralmente eles todos, sem exceção compartilham 4 características indispensáveis.


Empreendedores de sucesso são bem diferentes um dos outros. Só que, geralmente eles todos, sem exceção compartilham 4 características indispensáveis

Você afirma que quer empreender e começar uma empresa, mas será que realmente tem o que é preciso para que isso aconteça?

Você pode ser um geek detalhista ou um visionário, um hiperativo multitarefas ou um profissional obsessivo e ter a mesma chance de sucesso. Mas, há peculiaridades que o empreendedorismo exige para qualquer personagem.

Depois de muito empreender, construir startups ao longo dos últimos 20 anos, Mehdi Maghssodnia, lista estas 4 características não negociáveis que são indispensáveis a todo empreendedor que da certo.

Qual o traço comum em todos os empreendedores de sucesso?

Qual o traço comum em todos os empreendedores de sucesso?

#1. Você deve estar pronto para uma nova aventura

Iniciar um negócio, ou participar de um projeto de startup é como embarcar em uma viagem de 4 semanas com comida em uma mochila suficiente apenas para 1 semana.

Você não sabe se a sua empresa estará fora do jogo em 1 ano, você não sabe quantas pessoas estarão com você. Você tem que estar confortável com as incertezas e ter uma visão clara sobre o destino, porque a viagem será cheia de incertezas.

Olhe para trás, sobre as vezes na sua carreira que seu futuro foi incerto: você prosperou? Você agiu irracionalmente? Você agiu como um covarde?

Você precisa ser esperto – e, principalmente honesto sobre os seus defeitos e em seguida contratar alguém que seja boa naquilo que você não consegue fazer.

Os investidores preferem empreendedores que podem fazer as coisas fora da sua zona de conforto, mas por outro lado, um time de fundadores, muitas vezes, pode ser melhor do que um homem só na frente do negócio.

#2. Você precisa ser paciente

O sucesso não vai acontecer da noite pro dia. Isso pode ser difícil de acreditar se você vive lendo blogs e artigos de tecnologia que dão a impressão de que os investimentos e o sucesso vai aparecer para todo mundo que começa um negócio.

Mas o fato é que as empresas demoram anos para serem construídas. A Starbucks nasceu em 1971 e 8 anos depois ela só tinha poucas lojas espalhadas pelos EUA.

O Spotify nasceu em torno de 2008. A Amazon.com demorou 9 anos para dar algum lucro.

Todo empreendedor precisa entender os problemas que realmente precisam – e valem a pena – resolver e que não serão solucionados nos próximos anos. Dito isso, pode levar décadas para as coisas acontecerem e, provavelmente a sua ideia inicial terá que sofrer várias mudanças.

Mas se você não desanimar facilmente, você sempre terá uma maior chance de sucesso.

#3. Você não pode ser um perfeccionista

Infelizmente você não vai poder dedicar todo o seu tempo e energia em apenas um problema. Bons empreendedores precisam encontrar uma maneira de ir para o mercado e começar a execução de ideias e soluções, mesmo sem ter todas as respostas.

Compromisso é essencial para a sobrevivência. Se você, como empreendedor pode facilmente marcar os fatores de risco ao olhar para um problema, este provavelmente não é um problema que valha a pena resolver.

Sendo assim, abrace a confusão. Você vai aprender mais sobre o seu plano no campo de batalha do que no campo das ideias.

#4. Você tem que ser o melhor vendedor da sua empresa

Finalmente é essencial que um bom empreendedor precisa ser um ótimo vendedor. O empreendedor precisa ser capaz de vender a sua visão de negócio para potenciais parceiros, investidores e clientes.

Se não conseguir fazer isso, você terá mais dificuldades ainda no meio do caminho. O empreendedor é a primeira pessoa a apresentar a sua ideia para o mundo e, todas as pessoas querem ver a paixão emanar ao apresentar o seu produto.

Por esse motivo, o empreendedor precisa conhecer as perguntas mais comuns e as objeções que as pessoas têm sobre o seu produto. As pessoas vão adorar saber o porque do que você faz ser valioso.

A fé e emoção do empreendedor precisa despertar a fé e emoção das outras pessoas. É justamente isso que faz as pessoas comprarem grandes ideias.

A startup é a concretização do comportamento do empreendedor.

A startup é a concretização do comportamento do empreendedor.

Uma startup é a personificação do seu empreendedor

Sendo assim, é preciso que o empreendedor esteja pronto para as adversidades e para os riscos que a jornada promete.

Amar uma ideia e gostar da perspectiva de futuro que ela promete não será suficiente para vencer todos os obstáculos que um empreendimento terá pela frente.

Portanto, esteja pronto para a aventura, tenha paciência para trabalhar enquanto você não alcança o patamar desejado, lembre-se que feito hoje é melhor do que perfeito nunca, e venda a sua ideia e produto para as outras pessoas.

Esses não são o passo para o sucesso de uma empresa, mas sim as características do caráter de um empreendedor de verdade.

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Este artigo foi adaptado do original, “The Non-negotiable Traits of a True Entrepreneur“, da revista Inc.

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