A atenção dos estúdios e produtores pode estar toda voltada para o Oscar, que revelará os indicados deste ano nesta quinta-feira (10/1), mas, ainda assim, todos começam a prever o faturamento dos seus principais lançamentos de 2013.
Richard Greenfield, analista influente de Wall Street e da empresa de pesquisa BTIG, produziu um relatório sobre quais serão os grandes sucessos dos cinemas e as maiores bombas. Na dianteira, Jogos Vorazes: Em Chamas, do estúdio Lionsgate, será o grande blockbuster de 2013. Já o maior fracasso ficará com O Cavaleiro Solitário, da Disney.
O estúdio do Mickey Mouse já sofreu um grande prejuízo em 2012 com o longa John Carter – Entre Dois Mundos, mas deverá alcançar sucesso com a animação Universidade Monstros, pela Pixar.
Se, em 2012, Os Vingadores foram imbatíveis nas bilheterias de todo o mundo – seguidos de perto pelo Batman e o seu O Cavaleiro das Trevas Ressurge -, 2013 pode se tornar o ano da volta triunfante do Superman. Para Greenberg, o longa O Homem de Aço será uma das grandes apostas a faturar muito bem, afastando a lembrança do seu antecessor, Superman – O Retorno, que custou R$ 270 milhões e faturou cerca de US$ 391 milhões.
Outras previsões
Greenberg não parou apenas nas previsões cinematográficas. Ele ainda afirmou que acredita que 2013 será o ano que a Apple irá anunciar o seu iRadio; o Instagram começará a exibir anúncios; o YouTube começará a cobrar pelas exibições de vídeos; e a Disney abrirá um parque de diversões inspirado na série Guerra nas Estrelas, agora que comprou a Lucas Films.
Para conhecer todas as previsões de Greenberg, clique aqui. O texto é em inglês e você precisa se cadastrar no site da BTIG.