Salvador – A presença do Sebrae na Bahia no processo produtivo da Gráfica Irmãos Ribeiro, de Barreiras, oeste da Bahia, mudou o rumo da empresa. Problemas de mecânica foram sanados, o que gerou melhor aproveitamento do maquinário, preservando a qualidade do produto final. O ambiente de trabalho também passou por melhorias, tornando-se um lugar ainda mais seguro e confortável para os colaboradores. As sugestões para essas mudanças ocorreram dentro de consultorias realizadas de novembro a dezembro de 2012 e voltadas a seis gráficas da cidade. A iniciativa é do programa Serviços em Inovação e Tecnologia (Sebraetec). Por meio da iniciativa, as gráficas tiveram acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia para atingir a melhoria de processos e produtos.
Para o empresário Adilson Ribeiro, um dos proprietários da gráfica Irmãos Ribeiro, as consultorias possibilitaram um domínio maior dos custos financeiros indiretos e a definição de preços mais justos e adequados ao lucro da empresa e os orçamentos passaram a ser realizados de maneira mais rápida. “Agora, é só manter essas técnicas para a empresa continuar avançando”.
Para conhecer de perto a rotina das gráficas e sugerir as adaptações, as consultorias foram realizadas nas empresas, acompanhando o dia a dia do trabalho. No processo, buscou-se o aumento da produtividade e qualidade, bem como a diminuição do desperdício. Além do processo de produção, que abrange impressão e acabamento, as empresas foram assistidas com consultorias de tecnologias em pré-impressão, em que é analisado todo o fluxo produtivo do setor e eficiência energética. No programa foi apresentado um plano de redução no consumo de energia elétrica e de gestão de custos.
Durante o processo de consultorias foi preciso mapear os custos indiretos das gráficas, como aluguel, salários e material de limpeza. O passo seguinte foi o estudo da formação do preço de venda. “Muitas vezes o preço final acabava sendo menor que o custo de fabricação, dando prejuízo ao empresário e gerando um movimento negativo no mercado”, explica o consultor Sérgio Ollandezos, que acompanhou as empresas. Ainda segundo ele, foi implantada em cada gráfica uma metodologia alemã – o mapa RKW – usada para identificar o valor por hora máquina de cada custo produtivo. “Dessa forma, no momento da definição de preços, permitimos ao empresário o cálculo de todos os custos rateados corretamente em cada orçamento”.
A Jograf foi outra gráfica de Barreiras que recebeu consultoria do Sebrae. De acordo com o empresário Edilson Pereira, sugestões sobre sustentabilidade estão sendo levadas ao pé da letra. “Realizamos o reaproveitamento das sobras de material gráfico. Parte do papel que iria para o lixo está sendo usado como um complemento do serviço. Por exemplo, bordas do papel com espaço suficiente para novas impressões estão sendo reaproveitadas. Essa atitude já representa uma economia de 5% em cima do material gráfico usado”.
O coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, acredita que essa ação foi necessária para melhorar a competitividade do segmento. “Reavaliamos os processos produtivos, orientamos sobre a redução de custos e desperdícios, melhoria na qualidade do produto acabado e, com certeza, essa iniciativa já está repercutindo no resultado financeiro das empresas participantes”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias