X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empreendedor busca orientação para declarar rendimentos


Salvador – A procura para fazer a Declaração Anual de Faturamento tem sido grande em Irecê, desde o início do atendimento, em 7 de janeiro. A Unidade Regional do Sebrae no município está orientando os microempreendedores individuais (MEI), que têm até o dia 31 de maio, para apresentar o documento à Receita Federal.

É o caso do empreendedor Rui Rômulo Lopes Gaspar. Ele é pintor letrista e se formalizou em outubro de 2010. Rui sabe da importância de fazer a declaração para colher bons resultados e ficar em dia com as suas obrigações. O empreendedor trabalha há mais de 20 anos no ramo e há pouco mais de dois anos aproveita as vantagens da categoria. “Antes, fugia de serviço por não ter nota fiscal, perdia encomendas grandes e nem tinha conta no banco. Precisava de ajuda de terceiros para receber pelo meu trabalho e pagava impostos muito altos. Hoje, tenho minha empresa formalizada e posso vender até para o governo federal, sem contar os benefícios do INSS”, conta.

Depois da formalização, a empresa de Rui aumentou o faturamento em 40%. Diante do sucesso, o empreendedor já vê a necessidade de contratar um funcionário para ajudar a suprir a demanda, que hoje vem inclusive de prefeituras da região de Irecê e órgãos governamentais.

De acordo com o Coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Irecê, Paulo Andrade Barreto, muita gente já procurou a instituição para fazer a declaração. “Começamos no dia 7 de janeiro e a primeira semana foi bem movimentada. A expectativa é que seja feita mais declarações durante essa segunda semana, até porque orientamos os empreendedores a declararem o mais cedo possível, pois assim poderão pagar a primeira parcela relativa à janeiro até dia 20 de fevereiro, sem mais complicações” explica o coordenador.

Os empreendedores formalizados até dezembro de 2012 devem entregar a declaração à Receita Federal. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar um relatório de receita bruta ou a relação das compras e despesas registradas até dezembro de 2012. Se o empreendedor tiver emitido notas fiscais, basta levar o canhoto ou a segunda via dos documentos. Na Bahia já são mais de 190 mil MEI cadastrados.

Mas não só os microempreendedores individuais que estão procurando o Sebrae nesse período de Declaração Anual. Os irmãos Lucas e Wiliam de Almeida Silva buscaram orientações para abrir o próprio negócio. Lucas, que tem 19 anos, sonha em ter a sua loja de roupas, e o irmão também quer vender acessórios e peças de vestuário infantil, masculino e feminino. “Vim saber o que é preciso para eu me tornar um MEI e concretizar o meu sonho de montar a minha própria empresa. Tenho certeza que com o apoio do Sebrae vou alcançar meu objetivo” diz Lucas.

Wiliam vê na formalização o degrau para conquistar a independência financeira e busca o apoio do Sebrae para concretizar o seu sonho. “Com a minha empresa, será mais fácil conseguir financiamento no banco, vou poder emitir nota fiscal, além de desfrutar de muitos benefícios concedidos a quem é um empreendedor formalizado. Tenho certeza de que agora vai dar certo”, acredita.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot