Bom, mas isso você que é blogueiro, produtor de conteúdo e até gestor de marketing, já devem ter lido em muitos outros blogs e sites. Agora, como podemos criar hábitos para que possamos escrever toda semana ou todos os dias de forma eficaz? Aqui vai alguns dicas simples desse cidadão que voz fala e que adora conteúdo. Confira:
Tempo: não adianta acreditar que você vai escrever a qualquer momento. Uma grande mentira que contamos para nós mesmos é algo do tipo “não preciso anotar isso, quando der tempo eu faço”. Isso nunca deu certo e nunca dará. Anote e faça no tempo determinado. Por isso, separe uma parte do seu dia para isso. Pode ser de manhã, a tarde ou a noite. Eu prefiro de manhã pois a ideias estão mais frescas na mente, as notícias na web estão atualizadas e é possível ter bons insights. Então, escolha um determinado período do seu dia ou da sua semana, mas separe isso em sua agenda.
Tempo 2: separou o dia e período? Muito bom. Agora determine em quanto tempo você vai produzir esse conteúdo. Eu começo por ler meus feeds, acessar minha redes sociais, ver portais de notícias e os blogs que mais gosto. Em seguida, anoto todas as ideias que venho tendo com relação ao que posso e quero compartilhar em um post, vídeo ou imagem. Depois de tudo isso – que leva uns 40 minutos – separo meia hora para escrever um post. Resumindo, eu levo em média 1 hora ou 1 hora e meia e faço isso sempre às quartas e sextas-feiras.
Local: não adianta achar que você vai escrever bons posts no café da manhã, naquela loucura de uma manhã de quarta-feira. Separe seu espaço para que você possa se acostumar com ele e criar um hábito de uso daquele local somente para sua escrita. Use uma cadeira confortável, uma mesa que lhe agrade e um bom computador. Não vá escrever na beira da cama ou em qualquer lugar desconfortável, pois com o tempo não vai lhe agradar mais.
No dia-a-dia, anote: está conversando com um amigo e surgiu uma ideia bacana? Anote para que você possa escrever depois sobre isso. É simples: anote no bloco de notas do seu celular. Por exemplo, o post sobre mais clientes versus atendimento nasceu de um bate-papo entre eu e meu sócio, Beto Tercette. Crie o hábito de anotar todas as ideias, pois quando for escrever algo você terá uma lista enorme de ideias e então é só escrever.
Existem muitas outras dicas que eu poderia dar para uma boa escrita, mas essas são essenciais para um começo e para que você possa criar o hábito de escrever. O hábito é algo necessário para o sucesso e melhoria. Afinal, quando treinamos nos aprimoramos. Na escrita não é diferente.
Ótimos textos para você!
Por Chico Montenegro, blogueiro, consultor, palestrante e sócio gestor de projetos da Agência Social Tag, focada em mídias sociais.
Crédito da imagem: Free Stock.