X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que a onda de grandes contas hackedas no Twitter pode nos ensinar


Quem segue a conta americana do Burger King no Twitter (ok, provavelmente ninguém) tomou um susto — e deu umas risadas — anteontem, quando viu que a conta estava com um logo, nome e imagem de header do… McDonald’s. Não, não era nenhuma palhaçada do Ronald McDonald: a conta foi mesmo hackeada por alguém disposto a causar o caos. Ontem, coisa parecida aconteceu com a conta da Jeep. Mas o que realmente aconteceu?

24CjB_large_verge_medium_landscape Screen_Shot_2013-02-19_at_1.46.15_PM_large_verge_medium_landscape

Tudo já foi reestabelecido e ao que tudo indica, foi obra de um DJ chamado Tony Cunha. O Gizmodo americano descobriu evidencias suficientes de que foi ele que fez a bagunça nas duas contas. Mas, além de descobrir que foi o fanfarrão por trás da brincadeira que deve ter deixado muito funcionário das duas empresas em pânico, há algumas coisas interessantes a se notar em tudo isso.

A principal é a falta de segurança do Twitter: a rede social não tem autenticação em dois passos, coisa que o Dropbox, o Google e o Facebook já oferecem há um tempinho para os usuários. Assim, fica fácil: qualquer um que consiga a senha de uma conta pode entrar nela sem grandes problemas — e se isso parecia trivial antes, após o caso de Mat Honan e o roubo de sua vida digital, tudo mudou.

Além disso, a lentidão para tomar providências também foi notável: horas depois de hackeada, a conta do Burger King ainda ostentava até o símbolo de verified account. Pois é.

O Twitter não se pronunciou sobre os casos. Apenas um post foi publicado no blog oficial com as boas e velhas dicas para não ter sua conta invadida: use um password forte, tome cuidado com links suspeitos, não dê seu usuário e senha para qualquer um e mantenha seu computador atualizado. Ok, Twitter, anotado.

Como nota o The Verge, falhas de segurança são um assunto delicado, ainda mais para uma plataforma que tem tentado atrair celebridades.

O curioso é que depois que as equipes do Burger King e da Jeep conseguiram voltar ao poder de suas contas, algo bem diferente (além das piadas) surgiu: o número de seguidores. “Ah, muita gente deve ter dado unfollow, certo?”

Errado. Eles ganharam muitos followers durante o período em que as contas ficaram fora de controle. Vendo os gráficos do Twitter Counter, fica claro o crescimento do número no período. Os registros não são diários, mas dá para notar o aumento na inclinação do gráfico perto do dia das invasões:

bk jeep

A MTV e a BET perceberam isso e, horas depois da conta da Jeep ser invadida, aproveitaram a oportunidade e armaram uma coisa parecida: fingindo ser hackeadas, as duas contas trocaram de identidade. Como esperado, muita gente caiu na pegadinha, mas a repercussão gerada não foi das melhores:

@schoprah @mtv way to ruin a dumb publicity stunt and make MTV seem even lamer and more desperate than it already is!great job!

— @djbrainchild (@djbrainchild) February 19, 2013

 

@mtv @bet haha nice job trying to be relevant. #fail

— Josh Hofer (@josh_hofer) February 19, 2013

 

@mtv FUCK YOU BITCH

— KYLE(@kyIebro) February 19, 2013

 

Parece que o público do Twitter adora uma bagunça, desde que o bobo não seja ele.

fcbf sBka huV

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot