A frase das aspas acima é o slogan maior da App.net e, durante um tempo, serviu de motivo para que as pessoas pagassem por um serviço que se diz tudo aquilo que o Twitter seria se não tivesse esse volume de spam e ruído que ele tem hoje. Para esse serviço “premium”, o App.net começou a funcionar cobrando uma tarifa fixa de 50 dólares. Depois baixou o valor para 36 dólares e agora anuncia que tem um serviço gratuito.
Mas calma lá que nem tudo são flores. Sabe aqueles asteriscos de publicidade que você nunca presta atenção? Pois bem, as “condições” de ter uma conta gratuita no App.net são de que:
- 1) Você só pode seguir até 40 pessoas (ahn?)
- 2) Só consegue usar 500MB de armazenamento (os membros pagantes podem usar até 10GB)
- 3) Tem um teto de 10MB para upload por arquivo
As vantagens do App.net em cima do Twitter, de fato, existem. A começar que o limite de caracteres não é de 140, mas sim de 256. E depois o serviço não faz dinheiro com anúncios, algo que o Twitter vem fazendo cada vez mais. Não corre perigo de você ver propaganda correndo solta pela sua TL.
Obviamente, abrindo essa pacote “freemium”, como eles chamam, a ideia da empresa é fazer com que as pessoas conheçam e se familiarizem com o App.net e, gostando, passem a pagar pelo serviço. Será?