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5 pilares da estratégia em mídias sociais


Entenda quais são os pilares essenciais para envolver clientes em mídias sociais e estruturar um plano de new media

Na internet, e fora dela, as mídias sociais é um dos temas mais presentes nos negócios da atualidade. Ao mesmo tempo em que encontramos conselhos mirabolantes por todos os lados, esses conselhos já se tornaram commodities.

Isso significa que a percepção é algo precioso no meio disso tudo.

Há um grande mito de que existe uma fórmula vencedora para o sucesso em mídias sociais, que afirma que se descontruirmos os melhores estudos de caso, encontraremos uma receita vencedora.

É muito fácil sermos pegos nos exemplos criativos que lemos diariamente. Muitas vezes, no entanto eles podem alimentar alguns detalhes que futuramente podem vir a trabalhar contra nós mesmos.

  • Será que podemos introduzir um certo conteúdo viral para termos mais visualizações e amigos?
  • Será que conseguimos manter um calendário editorial rítmico que pode desencadear conversas que criam um efeito social?
  • Será que podemos desenvolver o aplicativo mais incrível para ganharmos a atenção de nossa audiência?
  • Será que colocando nossa empresa nas mídias sociais poderemos construir um melhor relacionamento com o nosso cliente?
As estratégias da sua empresa nas mídias sociais precisa levar em conta a influência.

As estratégias da sua empresa nas mídias sociais precisa levar em conta a influência.

Ao invés de procurar atalhos devemos usar essas perguntas como reflexão. No final, entanto, cada um de nós tem a sua própria pergunta que precisa ser respondida.

A fórmula para esse sucesso nas mídias sociais começa primeiro definindo o que é e como o sucesso será medido. Esse é um dos passos mais importantes em qualquer estratégia de mídias sociais.

A verdade é que não existe uma fórmula de sucesso. Ela requer algo especial para cada estratégia e é dependente das pessoas que você está tentando alcançar, suas expectativas, objetivos de negócios, e como isso está funcionando para a sua empresa (vendas, marketing, serviços, produtos, etc.).

Para ajudar, vamos colocar a estratégia de mídias sociais em uma estrutura acessível.

Para isso, precisamos começar organizando os temas mais importantes para montar os 5 pilares da estratégia new media. Isso irá contribuir para uma presença significativa nas mídias sociais.

#1. Ouça, pesquise e caminhe diariamente na vida de seus clientes

A pesquisa é fundamental na compreensão de como o consumidor conectado toma suas decisões, como eles são influenciados e em que eles se envolvem. A jornada do cliente é dinâmica.

É nesse momento que você vai entender se seus clientes são sociais, ou se eles ainda respondem ao modelo tradicional que conhecemos.

Essencialmente é aqui que descobrimos novos pontos de contato e maneiras de tomada de decisões. Assim, é possível aprender também que isso não vale apenas para as mídias sociais, mas para todas as tomadas de decisões.

Na verdade será possível ver como os sinais sociais, a mobilidade, e os outros canais tradicionais precisam trabalhar juntos para a criação de uma estratégia convergente.

#2. Repense visão, missão e propósito

Quando foi a última vez que você leu a visão da sua empresa ou a sua declaração de missão? Será que você (ou um cliente) tuitaria isso?

Pegue esse tempo para redesenhar as experiências dos clientes e articular a sua visão de como usar a mídia social para melhorar a experiência dos clientes agora e ao longo do tempo.

#3. Defina a personalidade da sua marca

Tire algum tempo para responder às seguintes perguntas: o que você mostrar para as pessoas? O que você quer que os clientes escutem, pensem e sintam? Você quer que ele se envolva com o que? O que você representa?

Definir a sua personalidade vai humanizar o seu engajamento e trazer impressões e valores conscientes sobre todas as redes e qualquer cenário.

#4. Defina sua estratégia social

Marque presença. Isso não é apenas sobre o seu próximo tuíte, ou sobre a campanha de curtidas no Facebook.

Com base nos 3 primeiros passos, desenvolva uma estratégia de negócios de nível, que atenda as necessidades e expectativas dos usuários.

Como você vai aprender no primeiro passo, surgem novos pontos de contatos. Se você não for considerado no ciclo de tomada de decisão de seus clientes, nunca irá se beneficiar com nenhuma ação deles.

Isso é fundamental para amarrar as mídias sociais aos objetivos de negócios.

#5. Construa e invista em sua comunidade

Não basta pensar nas mídias sociais como um editorial ou programa de marketing. Isso são apenas algumas apostas. Por isso, não adianta limitar às mídias sociais à essa visão.

Essa é uma oportunidade para repensar toda a estratégia de engajamento da sua empresa. Em última instância, você está preparando o terreno para algo mais significativo e substancial: a experiência.

Uma comunidade não é definida por curtidas ou seguidores. Essas são apenas algumas ações em torno da sua presença digital. Mas, estamos falando de pessoas.

Uma comunidade é muito mais do que pertencer a algo, é sobre fazer algo junto com outras pessoas, sobre pertencer a alguma coisa.

Esse é o segredo para ganhar autoridade duradoura que contribui para que você se torne uma fonte confiável.

O que você precisa saber sobre new media para traçar estratégias vencedoras.

O que você precisa saber sobre new media para traçar estratégias vencedoras.

Essa é apenas a ponta do iceberg

Repetir os passos de 1 a 5 ao longo do tempo vai ajudar com que você atinja a empatia, que irá inspirar estratégias significativas para ganhar relevância.

É importante lembrar que, nas mídias sociais, mobilidade e em face da inovação não há caixa para pensar fora. Na verdade, não há nenhuma caixa.

Há apenas uma lousa em branco e uma série de perguntas sem resposta que separam você de seus clientes conectados. Busque inspiração a partir dos exemplos dos outros, mas use os 5 pilares para aprender como alcançar, envolver e encantar seus clientes conectados.

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Este artigo foi inspirado pelo “The 5 Pillars of New Media Strategy: There is no box!”, de Brian Solis.

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