X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Executiva paulista dá dicas de internacionalização dos negócios


Brasília – Primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na empresa Alpargatas, proprietária da marca Havaianas, a executiva paulista Angela Hirata foi a responsável por transformar o tradicional chinelo brasileiro em sucesso de vendas em mais de cem países. Ela compartilhou a experiência com as finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios nesta quinta-feira (7), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

Na palestra Empreendendo e Posicionando o “Made in Brasil” no mercado mundial, a executiva contou um pouco da sua experiência e das dificuldades que enfrentou ao longo da carreira à frente da Alpargatas, desde 2002. “Acharam um absurdo quando viram a minha proposta de internacionalizar um produto tão simples como as Havaianas. Fui questionada pela diretoria”, relembra.

E não foi fácil. Em 1962, o produto era muito simples e tinha apenas cinco cores, vendido em quitandas e com um baixo valor unitário. De 1994 a 2005, Angela Hirata realizou uma pesquisa e percebeu que grandes marcas de calçados como Kichute e Conga estavam em crise e as Havaianas corriam o risco de seguir o mesmo caminho. Foi no ano de 1994 que a equipe comandada pela diretora comercial da Alpargatas lançou a Havaianas Top. Manteram o conceito do produto, mas investiram pesado na mídia eletrônica e impressa, além da contratação de formadores de opinião como Chico Anísio e Malu Mader, que participaram de propagandas de televisão da época.

A marca iniciou, então, uma nova fase com um mix de produtos variados com cores e tiras diversas, mas sempre mantendo a identidade de um produto que transmite a ideia de conforto. Em 2001, começou o desenvolvimento do projeto Made in Brasil com uma equipe capacitada e unida. O objetivo era a internacionalização e posicionamento da Havaianas. Mas essa não seria uma tarefa fácil. “Tivemos o cuidado de escolher representantes em cada país para o qual queríamos exportar. Todas as barreiras são negociáveis, menos a cultural”, diz. “O grande sucesso do meu trabalho foi o foco no empreendedorismo em equipe e trabalhar com simplicidade”, ressalta.

Confira algumas dicas da executiva paulista Angela Hirata:

  • Planejamento: Para realizar a expansão internacional é preciso fazer um planejamento cuidadoso
  • Pesquisa: Avaliar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes
  • Estrutural: Trata-se de um projeto que deve ser bem estruturado e não imediato
  • Equipe: focar no empreendedorismo e motivação dos funcionários
  • Inovação: é preciso estar sempre reinventando e respeitar a cultura
  • Identidade: evitar mudar conceito do produto para não perder a identidade da marca

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
[email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot