O interessante do mercado de startups é que quem ganha são os próprios consumidores porque elas trazem sempre algo novo, algum produto ou serviço que atenda as necessidades do dia a dia. As startups nascem a partir de investimento próprio (ocorrência mais rara neste mercado) ou outras grandes empresas e indústrias que financiam o desenvolvimento da ideia.
Google e Apple são exemplos de startups que se tornaram multinacionais. No Brasil, plataformas de comércio online como os sites Buscapé e Peixe Urbano também surgiram primeiro como startups. Segundo a Associação Brasileira de Startups, em nosso país há mais de 10 mil empresas de inovação tecnológica e que movimentaram somente em 2012 mais de R$ 1,7 bilhão.
Mas para ganhar dinheiro com uma grande ideia tecnológica não é fácil. Esse tipo de empreendedor primeiro precisa definir melhor seu produto ou serviço e depois traçar o público que quer atingir. Em seguida, a ideia deve ser levada a investidores que viabilizarão o projeto. Porém dar esses primeiros passos e depois abrir a empresa não é uma tarefa fácil para quem está arriscando abrir o próprio negócio pela primeira vez, principalmente no Brasil onde há muita burocracia.
Algumas empresas oferecem consultaria aos iniciantes, como a Sapiens Solutions que dá uma ajuda a quem tem uma ideia e quer que sua startup dê certo. A empresa de Belo Horizonte, que também começou como uma startup, já prestou este serviço para mais de 60 empresas desde a sua fundação, há cinco anos. A Sapiens Solutions ajuda na construção da base da empresa, no plano de negócio, esclarece pontos sobre contabilidade, RH e o que será necessário ao microempreendedor investir em infraestrutura. Gerentes e supervisores de startups que já foram criadas também podem passar por treinamentos, se tornando profissionais mais preparados e que possam contribuir para o crescimento das empresas onde trabalham.
Dentre os clientes atendidos pela Sapiens Solutions, estão duas startups que saíram do papel e hoje fazem sucesso. O site Certo ou Errado é um portal de são Paulo composto de perguntas e respostas direcionadas a grupos de amigos. Semanalmente, o site distribui prêmios em dinheiro para os vencedores. Já o portal Bugio, de Belo Horizonte, oferece aos seus usuários cadastrados descontos e promoções exclusivas de estabelecimentos parceiros (restaurantes, bares, clubes, cursos preparatórios, clínicas, hotéis e pousadas). O diferencial do Bugio é que a busca por estabelecimentos e serviços pode ser feita de acordo com a localidade mais próxima do usuário.
De acordo com o CEO da Sapiens Solutions, Guilherme Reis, a consultoria de startups da empresa pode ajudar novas ideias a virarem empresas. “O Brasil está cheio de empreendedores com boas ideias e muita determinação. Tem investidores que já movimentaram mais de R$ 400 mil em startups, mas ainda há falta de preparo. Uma ideia pode ser muito boa na cabeça do empreendedor, mas as vezes ela não sobrevive à uma simples pesquisa de mercado. A ideia deve ser reestruturada e adequada pensando no que o mercado espera do seu produto ou serviço. Fazemos na Sapiens desde a elaboração de um sólido plano de negócios, até a remodelagem do modelo de negócios. A consultoria vai além das orientações. A Sapiens Solutions leva seu projeto para investidores para que sua ideia se torne realidade”.
Guilherme acredita que o mercado brasileiro é promissor nessa nuvem de ideias, mas poderia ter muito mais startups surgindo. Segundo o empresário, nos Estados Unidos se gasta apenas cinco dias para abrir uma empresa e o processo é todo feito pela internet, enquanto no Brasil o processo é burocrático e lento. “Tem muitos empreendedores com boas ideias no Brasil. O problema maior é que a grande maioria não está preparada para abrir o próprio negócio. Nos Estados Unidos é fácil se ter uma ideia porque o país precisa de melhorias sempre e muitos serviços já funcionam bem. Aqui no Brasil temos oportunidades em todos os ramos, mas é preciso se orientar bem antes de dar os primeiros passos”, afirma Guilherme.
Via Bolacha Comunicação.