X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Startup: já pensou em tirar a sua ideia do papel?


Todo brasileiro já teve uma ideia e quis transformá-la em negócio, principalmente com o intuito de ficar rico. O problema é que muitos desses sonhadores não levam a ideia (que geralmente é boa) adiante por vários motivos, dentre eles a falta de orientação, falta de investimentos e, principalmente, a incerteza do negócio vingar ou não. Mais ou menos nessa linha de pensamento é que nascem as startups, micro empresas construídas a partir de uma ideia brilhante e geralmente tecnológica, mas que precisam sair da cabeça e dos rascunhos.

O interessante do mercado de startups é que quem ganha são os próprios consumidores porque elas trazem sempre algo novo, algum produto ou serviço que atenda as necessidades do dia a dia. As startups nascem a partir de investimento próprio (ocorrência mais rara neste mercado) ou outras grandes empresas e indústrias que financiam o desenvolvimento da ideia.

Google e Apple são exemplos de startups que se tornaram multinacionais. No Brasil, plataformas de comércio online como os sites Buscapé e Peixe Urbano também surgiram primeiro como startups. Segundo a Associação Brasileira de Startups, em nosso país há mais de 10 mil empresas de inovação tecnológica e que movimentaram somente em 2012 mais de R$ 1,7 bilhão.

Mas para ganhar dinheiro com uma grande ideia tecnológica não é fácil. Esse tipo de empreendedor primeiro precisa definir melhor seu produto ou serviço e depois traçar o público que quer atingir. Em seguida, a ideia deve ser levada a investidores que viabilizarão o projeto. Porém dar esses primeiros passos e depois abrir a empresa não é uma tarefa fácil para quem está arriscando abrir o próprio negócio pela primeira vez, principalmente no Brasil onde há muita burocracia.

Algumas empresas oferecem consultaria aos iniciantes, como a Sapiens Solutions que dá uma ajuda a quem tem uma ideia e quer que sua startup dê certo. A empresa de Belo Horizonte, que também começou como uma startup, já prestou este serviço para mais de 60 empresas desde a sua fundação, há cinco anos. A Sapiens Solutions ajuda na construção da base da empresa, no plano de negócio, esclarece pontos sobre contabilidade, RH e o que será necessário ao microempreendedor investir em infraestrutura. Gerentes e supervisores de startups que já foram criadas também podem passar por treinamentos, se tornando profissionais mais preparados e que possam contribuir para o crescimento das empresas onde trabalham.

Dentre os clientes atendidos pela Sapiens Solutions, estão duas startups que saíram do papel e hoje fazem sucesso. O site Certo ou Errado é um portal de são Paulo composto de perguntas e respostas direcionadas a grupos de amigos. Semanalmente, o site distribui prêmios em dinheiro para os vencedores. Já o portal Bugio, de Belo Horizonte, oferece aos seus usuários cadastrados descontos e promoções exclusivas de estabelecimentos parceiros (restaurantes, bares, clubes, cursos preparatórios, clínicas, hotéis e pousadas). O diferencial do Bugio é que a busca por estabelecimentos e serviços pode ser feita de acordo com a localidade mais próxima do usuário.

De acordo com o CEO da Sapiens Solutions, Guilherme Reis, a consultoria de startups da empresa pode ajudar novas ideias a virarem empresas. “O Brasil está cheio de empreendedores com boas ideias e muita determinação. Tem investidores que já movimentaram mais de R$ 400 mil em startups, mas ainda há falta de preparo. Uma ideia pode ser muito boa na cabeça do empreendedor, mas as vezes ela não sobrevive à uma simples pesquisa de mercado. A ideia deve ser reestruturada e adequada pensando no que o mercado espera do seu produto ou serviço. Fazemos na Sapiens desde a elaboração de um sólido plano de negócios, até a remodelagem do modelo de negócios. A consultoria vai além das orientações. A Sapiens Solutions leva seu projeto para investidores para que sua ideia se torne realidade”.

Guilherme acredita que o mercado brasileiro é promissor nessa nuvem de ideias, mas poderia ter muito mais startups surgindo. Segundo o empresário, nos Estados Unidos se gasta apenas cinco dias para abrir uma empresa e o processo é todo feito pela internet, enquanto no Brasil o processo é burocrático e lento. “Tem muitos empreendedores com boas ideias no Brasil. O problema maior é que a grande maioria não está preparada para abrir o próprio negócio. Nos Estados Unidos é fácil se ter uma ideia porque o país precisa de melhorias sempre e muitos serviços já funcionam bem. Aqui no Brasil temos oportunidades em todos os ramos, mas é preciso se orientar bem antes de dar os primeiros passos”, afirma Guilherme.

Via Bolacha Comunicação.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot