Porém algumas regrinhas básicas devem ser cumpridas, já que sair atropelando tudo e todos não é benéfico nem mesmo para o empreendedorismo tradicional, o que dirá no ambiente digital. A primeira delas é procurar focar um nicho específico para aplicar suas forças, assim como se pautar por parceiros e sócios escolhidos estrategicamente, afinal, ninguém quer quebrar a cara depois do projeto ter dado certo.
Para o segmento de jornalismo digital mais especificamente, 4 pontos são importantes de serem levantados durante o desenvolvimento de um novo projeto digital. O primeiro deles é a fase da descoberta, ou seja, encontrar um ponto determinante para ser trabalhado, tal como um diferencial a ser entregue. O segundo é relacionado com a fase de testes, onde o projeto deve ir timidamente ao ar para fins de validação. O terceiro se refere ao desenvolvimento propriamente dito e, por fim, nós temos o ponto da consolidação, quando o projeto já está solidificado.
Abaixo vamos falar sobre cada um dos 4 pontos:
1. Ideia
No primeiro ponto o que vale é ter em mente o que exatamente o sue projeto tem de diferencial e o que ele vai agregar de valor ao cliente final, seja ele leitor, ouvinte, telespectador ou os três ao mesmo tempo (usuário da web). É importante vasculhar diferentes mercados e nichos com o intuito de “descobrir” um segmento com potencial para ganhar a sua atenção. Mídias cada vez mais especializadas estão pipocando por aí e não é por acaso: elas focam em mercados específicos e procuram oferecer eficência no que fazem.
2. Validação
Um das mudanças mais importantes da web foi que para dar início a um projeto não é mais preciso investir dezenas de milhares de reais. Outro ponto interessante foi que para validar uma ideia, ou seja, colocá-la timidademente em prática no mercado com o intuito de avaliar a reação das pessoas, obter feedbacks e, com isso, ter um termômetro mais fiel tornou-se uma tarefa mais simples e, principalmente, mais barata. Coloque seu projeto no ar e comece a analisar os possíveis pontos fracos e quais os pontos fortes que você pode melhorar ainda mais.
3. Desenvolvimento
Nessa fase o projeto começa a ganhar os primeiros contornos mais consolidados, ou seja, é aqui que você irá perceber onde as análises dos acertos e erros da fase 2 foram aplicados de forma eficiente. O crescimento nesse ponto passa a ser orgânico e, com isso, investimentos mais firmes devem ser aplicados em marketing, social media, AdWords e até mesmo na contratação de pessoal e serviços especializados, como acontratação de um servidor mais robusto. Após as 2 primeiras fases o projeto irá se estruturar de uma maneira quase que automática, exigindo apenas contornos e aparos mais suaves por parte dos idealizadores.
4. Consolidação
Na quarta fase o jornalista que investiu em um projeto de empreededorismo digital já começa a observar de maneira mais profunda os frutos provenientes do seu árduo trabalho. O tráfego já mantém um ritmo alto e constante, o aplicativo já é bem popular no seu segmento ou o acesso à sua revista digital tem gerado elogios de grandes profissionais e acadêmicos do mercado. Sim, se o seu projeto é bom e chegou até a quarta fase com toda a certeza ele já chamou a atenção dos grandes influenciadores da área. Na quarta fase o que temos é a consolidação do projeto, uma vez que foi trabalhado em estruturas sólidas para chegar até aqui. Nesse ponto anunciantes e assinantes são itens corriqueiros da sua empresa.
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