X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

4 passos para investir em empreendedorismo digital no jornalismo


A web trouxe mudanças e ferramentas fantásticas principalmente para o universo do empreendedorismo. A possibilidade de conseguir adentrar em um determinado mercado com recursos relativamente baixos e, de quebra, competir com empresas já consolidadas na área foi uma das transformações mais significativas que podemos citar. Hoje em dia praticamente qualquer um com espírito empreendedor – e uma boa ideia, é claro – pode investir no próprio negócio.

Porém algumas regrinhas básicas devem ser cumpridas, já que sair atropelando tudo e todos não é benéfico nem mesmo para o empreendedorismo tradicional, o que dirá no ambiente digital. A primeira delas é procurar focar um nicho específico para aplicar suas forças, assim como se pautar por parceiros e sócios escolhidos estrategicamente, afinal, ninguém quer quebrar a cara depois do projeto ter dado certo.

Para o segmento de jornalismo digital mais especificamente, 4 pontos são importantes de serem levantados durante o desenvolvimento de um novo projeto digital. O primeiro deles é a fase da descoberta, ou seja, encontrar um ponto determinante para ser trabalhado, tal como um diferencial a ser entregue. O segundo é relacionado com a fase de testes, onde o projeto deve ir timidamente ao ar para fins de validação. O terceiro se refere ao desenvolvimento propriamente dito e, por fim, nós temos o ponto da consolidação, quando o projeto já está solidificado.

Abaixo vamos falar sobre cada um dos 4 pontos:

1. Ideia

No primeiro ponto o que vale é ter em mente o que exatamente o sue projeto tem de diferencial e o que ele vai agregar de valor ao cliente final, seja ele leitor, ouvinte, telespectador ou os três ao mesmo tempo (usuário da web). É importante vasculhar diferentes mercados e nichos com o intuito de “descobrir” um segmento com potencial para ganhar a sua atenção. Mídias cada vez mais especializadas estão pipocando por aí e não é por acaso: elas focam em mercados específicos e procuram oferecer eficência no que fazem.

2. Validação

Um das mudanças mais importantes da web foi que para dar início a um projeto não é mais preciso investir dezenas de milhares de reais. Outro ponto interessante foi que para validar uma ideia, ou seja, colocá-la timidademente em prática no mercado com o intuito de avaliar a reação das pessoas, obter feedbacks e, com isso, ter um termômetro mais fiel tornou-se uma tarefa mais simples e, principalmente, mais barata. Coloque seu projeto no ar e comece a analisar os possíveis pontos fracos e quais os pontos fortes que você pode melhorar ainda mais.

3. Desenvolvimento

Nessa fase o projeto começa a ganhar os primeiros contornos mais consolidados, ou seja, é aqui que você irá perceber onde as análises dos acertos e erros da fase 2 foram aplicados de forma eficiente. O crescimento nesse ponto passa a ser orgânico e, com isso, investimentos mais firmes devem ser aplicados em marketing, social media, AdWords e até mesmo na contratação de pessoal e serviços especializados, como acontratação de um servidor mais robusto. Após as 2 primeiras fases o projeto irá se estruturar de uma maneira quase que automática, exigindo apenas contornos e aparos mais suaves por parte dos idealizadores.

4. Consolidação

Na quarta fase o jornalista que investiu em um projeto de empreededorismo digital já começa a observar de maneira mais profunda os frutos provenientes do seu árduo trabalho. O tráfego já mantém um ritmo alto e constante, o aplicativo já é bem popular no seu segmento ou o acesso à sua revista digital tem gerado elogios de grandes profissionais e acadêmicos do mercado. Sim, se o seu projeto é bom e chegou até a quarta fase com toda a certeza ele já chamou a atenção dos grandes influenciadores da área. Na quarta fase o que temos é a consolidação do projeto, uma vez que foi trabalhado em estruturas sólidas para chegar até aqui. Nesse ponto anunciantes e assinantes são itens corriqueiros da sua empresa.

Tem alguma outra dica ou experiência para compartilhar? Deixe suas opiniões nos comentários!

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot