Se você trabalha com marketing digital provavelmente já deve estar procurando maneiras de como otimizar as suas campanhas de marketing com o intuito de melhorar os seus resultados. E se você não está, deveria. Todas as comunicações de e-mail excepcionais começam com a qualidade da sua base de dados. A próxima pergunta que deve fazer é se você deveria utilizar simples opt-in ou duplo opt-in para aumentar a sua base. A história do simples e duplo opt-in é quantidade versus qualidade.
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer a diferença entre simples opt-in e duplo opt-in. Simples opt-in é quando um potencial leitor preenche o formulário de inscrição no seu site e clica no botão de inscrição. Esta ação imediatamente o remete à sua lista e permite que o mesmo comece a receber os seus e-mails e comunicações.
Por outro lado, duplo opt-in é quando o leitor preenche o formulário no site e carrega no botão de inscrição. Quando isso é feito, serão direcionados a uma página informando que um e-mail foi enviado para a sua caixa de entrada e será necessário que verifiquem/reconfirmem a sua inscrição. Só depois de eles terem confirmado, ao clicar no link enviado, é que vão começar a receber suas notificações.
A pergunta que somos confrontados regularmente é a seguinte: “se simples opt-in vai gerar definitivamente mais inscritos, então porquê considerar a hipótese de duplo opt-in?”. Bem, estou feliz que perguntou. Por acaso há muitos motivos pelos quais deveria considerar usar duplo opt-in. Depois de efetuar alguma leitura, pesquisa e baseada em experiência pessoal, cheguei à conclusão com as seguintes diferenças que deve considerar na escolha entre simples e duplo opt-in:
Descrição | Simples opt-in | Duplo opt-in |
Grande quantidade de ligações | Sim | Não |
Grande qualidade de ligações | Não | Sim |
Maior taxa de leitura | Não | Sim |
Maior taxa de cliques | Não | Sim |
Menor número de queixas | Não | Sim |
Menor custo por endereço válido | Não | Sim |
Processo de opt-in rápido | Sim | Não |
Boas práticas | Não | Sim |
Escolhas de ISP | Não | Sim |
As informações acima devem ilustrar claramente que o duplo opt-in irá gerar uma qualidade elevada de inscritores/leitores. Na empresa que represento, nós recomendamos sempre duplo opt-in, pois acreditamos que isso se resume às boas práticas.
Por Monica Rodriguez, Country Manager de Everlytic Brasil.