Palmas – Os apreciadores de artesanato e de comidas típicas da região Sudeste de Tocantins terão um bom motivo para sair de casa neste fim de semana. Acontece nesta sexta-feira (22) e sábado (23) a primeira Feira de Artesanato de Dianópolis. O evento contará com a participação de 15 expositores e terá como objetivo fomentar o artesanato regional.
Porta-joias, bolsas, suporte para copos e pratos (jogo americano), porta-retratos e vasos fabricados à base de capim dourado e resina, além de bordados e comidas típicas da região, são alguns dos produtos que estarão disponíveis aos visitantes durante a feira. O Sebrae em Tocantins intensificará suas atividades junto aos expositores, com capacitações, treinamentos, reuniões para agregação de valor aos produtos, trabalhos de autoestima e comercialização dos artesanatos.
Além disso, a instituição realizará também uma palestra sobre empreendedorismo. De acordo com o palestrante e gerente do Núcleo Regional Sul da instituição, José Carlos Bessa, é por meio das técnicas de empreendedorismo que o artesão desenvolverá suas habilidades e competências relacionadas à criação de um projeto, seja ele técnico, científico ou empresarial. “É fundamental que os artesãos tenham a consciência de que a atividade é um negócio lucrativo, por isso não pode ser tratado como fonte de renda esporádica ou sazonal. Para mudar esse quadro é preciso requisitos como qualidade e produtividade”, comenta o gerente.
Segundo a superintendente do Sebrae no estado, Márcia Rodrigues de Paula, o artesanato é uma chance de renda extra para as famílias. “A nossa missão é promover a competitividade e o desenvolvimento local sustentável dos pequenos negócios, estimulando e fomentando o empreendedorismo. As comunidades que tem apostado no artesanato já perceberam que a atividade é uma excelente opção para melhorar a qualidade de vida da família”, acrescenta.
O gerente José Carlos Bessa esclarece que o apoio ao evento faz parte das ações do Projeto Território da Cidadania Sudeste, executado pelo Sebrae em Tocantins. O objetivo é ampliar o atendimento aos micro e pequenos negócios nas áreas urbanas e rurais, atuando nos diversos segmentos econômicos existentes (agronegócios, indústria, comércio e serviços) e implementar a Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas nos municípios que compõem os Territórios da Cidadania.
“Nossa estratégia é ampliar o número e a abrangência dos atendimentos do Sebrae no Território, como também criar um ambiente de negócios favorável para as micro e pequenas empresas existentes. O local, composto por 25 municípios, possui 2.660 pequenos negócios, representados por microempresas, pequenas empresas, microempreendedores individuais, produtores rurais e potenciais empresários”, conclui o gerente.
A feira, que está sendo organizada pela Associação Dianapolina de Artesãos, contará com estandes de artesanatos, shows com artistas locais, oficinas de artesanato e apresentação de capoeira. A abertura do evento acontecerá às 19h.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
www.to.sebrae.com.br
www.sebraenews.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias