Read Petite é um projeto que abraça a cultura digital e a aplica no mercado de livros. Tem como idealizador Tim Waterstone, fundador de uma das maiores livrarias do Reino Unido, Waterstone’s.
Read Petite foi citado como um “Spotify para livros”, pois permite que os leitores acessem online o quanto de material quiseram, apenas pagando uma taxa mensal.
Com um foco específico em contos e romances em séries, o modelo pode vir a ser um caminho para o sucesso do mercado de histórias mais curtas, que geralmente não geram muito lucro.
Uma matéria no The Telegraph notou que o projeto segue a tradição dos escritores do século 19 como Charles Dickens e Anthony Trollope, que publicavam capítulos por capítulos em jornais e revistas da época. No Brasil, isso também ocorria com os folhetins, que tinham autores como Nelson Rodrigues e Machado de Assis, publicados semanalmente nos meios de massa.
Planejando seu lançamento para ainda este ano, a plataforma cobrará entre £5-£12 por mês, com histórias mais curtas e publicadas em séries, o que combina bastante com os leitores que usam seu ereader em curto tempo como filas de espera, transportes públicos, antes de dormir e pequenos momentos de pausa durante o dia.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie