Quer usar a Wikipedia no seu plano de conteúdo? Essas dicas são imprescindíveis para que você tenha sucesso
Ousar fazer marketing de conteúdo na Wikipedia é bem difícil.
Oferecer conteúdo para a comunidade editorial da Wikipedia é diferente do que fazer marketing de conteúdo de maneira tradicional.
O conteúdo é a regra geral. Os editores são exigentes. E os redatores da sua empresa precisam produzir conteúdo neutro sobre o que ela faz, ao invés de algo voltado à liderança de pensamento.
Algumas empresas têm as opiniões muito fortes sobre si mesmas e posicionamento muito firme que é praticamente impossível escrever de maneira neutra sobre si mesmo.
A verdade é que existe um guia de melhores práticas para escrever para a Wikipedia, e esse guia precisa ser seguido.
E dito isso, é preciso buscar sugestões e profissionais mais imparciais que consigam elaborar o melhor conteúdo para a sua empresa conseguir manter uma página na Wikipedia.
Assim deve ser a maneira que o seu conteúdo para Wikipedia deve funcionar.
Mas o sucesso de seu projeto de conteúdo para a Wikipedia precisam ser mais despretensiosos na maioria das vezes.
Sendo assim, elaboramos 3 componentes que melhor determinam o que a sua empresa precisa para construir conteúdo bem-sucedido para a Wikipedia.
#1. Resultados alinhados
Para ser bem-sucedido na Wikipedia, a sua empresa precisa fazer a mesma cosia que a Wikipedia faz: artigos neutros.
Artigos mais neutros incluem deixar de lado o que dizem algumas partes interessadas dentro da sua empresa, que podem ter opiniões fortes sobre o que a empresa faz.
É comum para os profissionais de relações públicas adicionar conteúdo promocional a uma página da Wikipedia, só para atrair voluntários para editar a página com conteúdo menos espetaculoso.
Muitas vezes, é melhor deixar a equipe de marketing de fora das ações da Wikipedia.
Antes de escrever qualquer coisa na Wikipedia, pergunte a si mesmo: posso oferecer algo interessante para a Wikipedia? Isso é útil e valioso para a comunidade e os leitores?
#2. Aprender sobre a Wikipedia
Você precisa saber – ou pelo menos estar disposto a aprender – como editar conteúdo na Wikipedia.
A maioria dos novos editores da Wikipedia não sabem editar o conteúdo da maneira certa e alguns relações públicas fazem isso ainda pior.
De acordo com alguns editores experientes em Wikipedia, é praticamente impossível um especialista em mídias sociais entrar na Wikipedia e, imediatamente escrever qualquer coisa que valha a pena.
A comunidade da Wikipedia está constantemente pedindo aos profissionais de relações públicas para editarem seus conteúdos de maneira melhor antes de submeter o seu artigo.
O ideal é que as empresas busquem um profissional dentro da sua equipe de marketing que esteja disposto a se tornar um especialista na Wikipedia e produzir conteúdo de acordo com as diretrizes da ferramenta.
Outra opção é buscar por empresas especialistas em editar conteúdo para a Wikipedia.
#3. Wikipedia e ética
Para a maioria das empresas que querem produzir conteúdo para a Wikipedia, chegará um momento no processo em que o seu conteúdo vai desafiar a sua ética.
Você levantará dúvidas, como “será que os editores da Wikipedia” vão notar que a informação X está faltando?”, ou “iríamos infringir o posicionamento da marca dessa maneira?”.
É preciso haver uma voz no processo para convencer a equipe a ser justa e honesta na hora de criar o conteúdo e isso geralmente é o melhor a fazer.
A Wikipedia não é uma mídia
Essa deve ser a lição que as pessoas devem tirar da Wikipedia: ela não é uma mídia em que você pode comprar anúncios, e promover a sua empresa de maneira marqueteira.
Você precisa produzir conteúdo imparcial e menos pretensioso para que a Wikipedia ajude a sua empresa na sua estratégia de marketing e de conteúdo.
Caso contrário, suas páginas nunca serão liberadas pelos editores que varrem a Wikipedia buscando informações controversas, autopromoção e boatos.
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Este artigo foi adaptado do original, “3 Keys to Successful Content Marketing on Wikipedia”, do Socialfresh.
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