X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

3 dicas para fazer marketing de conteúdo na Wikipedia


Quer usar a Wikipedia no seu plano de conteúdo? Essas dicas são imprescindíveis para que você tenha sucesso

Ousar fazer marketing de conteúdo na Wikipedia é bem difícil.

Oferecer conteúdo para a comunidade editorial da Wikipedia é diferente do que fazer marketing de conteúdo de maneira tradicional.

O conteúdo é a regra geral. Os editores são exigentes. E os redatores  da sua empresa precisam produzir conteúdo neutro sobre o que ela faz, ao invés de algo voltado à liderança de pensamento.

Algumas empresas têm as opiniões muito fortes sobre si mesmas e posicionamento muito firme que é praticamente impossível escrever de maneira neutra sobre si mesmo.

A verdade é que existe um guia de melhores práticas para escrever para a Wikipedia, e esse guia precisa ser seguido.

E dito isso, é preciso buscar sugestões e profissionais mais imparciais que consigam elaborar o melhor conteúdo para a sua empresa conseguir manter uma página na Wikipedia.

Assim deve ser a maneira que o seu conteúdo para Wikipedia deve funcionar.

Mas o sucesso de seu projeto de conteúdo para a Wikipedia precisam ser mais despretensiosos na maioria das vezes.

Sendo assim, elaboramos 3 componentes que melhor determinam o que a sua empresa precisa para construir conteúdo bem-sucedido para a Wikipedia.

Entenda algumas diretrizes para que o seu texto seja aprovado pelos editores da Wikipedia.

Entenda algumas diretrizes para que o seu texto seja aprovado pelos editores da Wikipedia.

#1. Resultados alinhados

Para ser bem-sucedido na Wikipedia, a sua empresa precisa fazer a mesma cosia que a Wikipedia faz: artigos neutros.

Artigos mais neutros incluem deixar de lado o que dizem algumas partes interessadas dentro da sua empresa, que podem ter opiniões fortes sobre o que a empresa faz.

É comum para os profissionais de relações públicas adicionar conteúdo promocional a uma página da Wikipedia, só para atrair voluntários para editar a página com conteúdo menos espetaculoso.

Muitas vezes, é melhor deixar a equipe de marketing de fora das ações da Wikipedia.

Antes de escrever qualquer coisa na Wikipedia, pergunte a si mesmo: posso oferecer algo interessante para a Wikipedia? Isso é útil e valioso para a comunidade e os leitores?

#2. Aprender sobre a Wikipedia

Você precisa saber – ou pelo menos estar disposto a aprender – como editar conteúdo na Wikipedia.

A maioria dos novos editores da Wikipedia não sabem editar o conteúdo da maneira certa e alguns relações públicas fazem isso ainda pior.

De acordo com alguns editores experientes em Wikipedia, é praticamente impossível um especialista em mídias sociais entrar na Wikipedia e, imediatamente escrever qualquer coisa que valha a pena.

A comunidade da Wikipedia está constantemente pedindo aos profissionais de relações públicas para editarem seus conteúdos de maneira melhor antes de submeter o seu artigo.

O ideal é que as empresas busquem um profissional dentro da sua equipe de marketing que esteja disposto a se tornar um especialista na Wikipedia e produzir conteúdo de acordo com as diretrizes da ferramenta.

Outra opção é buscar por empresas especialistas em editar conteúdo para a Wikipedia.

#3. Wikipedia e ética

Para a maioria das empresas que querem produzir conteúdo para a Wikipedia, chegará um momento no processo em que o seu conteúdo vai desafiar a sua ética.

Você levantará dúvidas, como “será que os editores da Wikipedia” vão notar que a informação X está faltando?”, ou “iríamos infringir o posicionamento da marca dessa maneira?”.

É preciso haver uma voz no processo para convencer a equipe a ser justa e honesta na hora de criar o conteúdo e isso geralmente é o melhor a fazer.

A Wikipedia pode ser uma célula da sua estratégia de marketing de conteúdo.

A Wikipedia pode ser uma célula da sua estratégia de marketing de conteúdo.

A Wikipedia não é uma mídia

Essa deve ser a lição que as pessoas devem tirar da Wikipedia: ela não é uma mídia em que você pode comprar anúncios, e promover a sua empresa de maneira marqueteira.

Você precisa produzir conteúdo imparcial e menos pretensioso para que a Wikipedia ajude a sua empresa na sua estratégia de marketing e de conteúdo.

Caso contrário, suas páginas nunca serão liberadas pelos editores que varrem a Wikipedia buscando informações controversas, autopromoção e boatos.

___

Este artigo foi adaptado do original, “3 Keys to  Successful Content Marketing on Wikipedia”, do Socialfresh.

fafa yowloop d yIlAUoCzA

fafa NqshiCjzP

Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing

Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot