Startups passam muito tempo correndo atrás de investimento e dinheiro externo. Mas saiba que, muitas vezes é possível ser seu próprio investidor
Em 2012, os capitalistas de risco investiram 26.500 milhões de dólares em 3.698 ofertas de acordo com a National Venture Capital Association.
Muitos empreendedores sentiram que a validação final de suas ideias era garantir o financiamento externo para escalar o negócio.
No entanto, o momento em que uma startup aceita financiamento externo pode ser realmente um divisor de águas, e muitos empresários gastam tempo demais pensando sobre financiamento.
É importante perceber que esse, muitas vezes, não é o momento adequado para levantar capital, que é diferente em cada tipo de empresa.
Também é fundamental que os fundadores não gastem tanto tempo buscando financiamento porque isso tira o seu foco do objetivo principal, que precisa ser trabalhar em prol do crescimento dos negócios.
Assumindo que você pode financiar o negócio pode evitar a diluição injustificada de passar pra frente o modelo de negócios em primeiro lugar e, realmente tentar descobrir o que funciona para o seu mercado.
Se você iniciou o seu negócio, tenha a capacidade de se concentrar na inovação e assumir os riscos sem precisar convencer os outros.
Se você conseguir encontrar uma maneira de financiar seu negócio no início, então você pode se concentrar na ampliação do negócio e ter lucro em primeiro lugar – que é o que realmente importa.
Com as tecnologias de baixo custo que temos ao nosso alcance hoje, grande parte das empresas podem ser inicializadas sem custos e investimentos incríveis em infraestrutura – algo impossível há 1 década atrás.
Essencialmente, as empresas que se concentram em fluxo de caixa e gestão de despesas têm o potencial de serem muito mais sucedidas, evitando perda de tempo, distrações e diluição na busca de capital.
Se você quer fazer isso, há 4 áreas críticas para se concentrar em estimular o crescimento de qualquer negócio e que pode ajudar um empreendedor para tentar evitar que a sua empresa precise de muito dinheiro.
#1. Mantenha as despesas baixas sempre que possível
- Crie uma receita de grande retorno para o sucesso: por descobrir isso você pode ter certeza de que cada dólar que você investe terá retorno.
- Não gaste dinheiro com o que você não tem. Conte com ferramentas eficientes ou livre de custos, tais como Google Analytics e serviços na nuvem, para ajudá-lo a medir e afinar o seu negócio sem grandes investimentos.
- Sempre busque por alternativas de menor custo.
- Conheça o seu fluxo de caixa e concentre-se nele.
#2. Tecnologia para alavancagem dos negócios
- Descubra as tarefas que você pode automatizar para economias imediatas.
- Meça tudo, mas lembre-se que os dados só são úteis quando são usados. Quais dados você realmente utiliza?
- A criação de um software pode ser demorada. Mas pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Concentre-se no seu produto mínimo e tenha uma mentalidade de sempre aperfeiçoá-lo.
#3. Busque vários caminhos de crescimento
- Identifique as oportunidades de crescimento e, em seguida, escolha uma. Encontre uma maneira de baixo custo para começar e siga em frente.
- Expanda quando for a hora certa – seja em novos mercados, novas categorias, ou novos parceiros.
- Durante a expansão tenha a primeira regra em mente (de manter as despesas em baixa) – não se deixe ser pego de surpresa por mudanças nas suas despesas operacionais.
#4. Fique centrado no cliente
- Mergulhe no feedback dos clientes. Faça perguntas abertas e simplesmente escute. Em seguida, desafie-se, perguntando se você realmente ouviu o feedback do cliente e o que vai fazer a respeito.
- As ações falam mais alto do que as palavras: mostre o que realmente importa para os seus clientes.
- Certifique-se de que a orientação centrada no cliente está enraizada em sua cultura e em todos os níveis da organização.
Estes são apenas um apanhado de ideias e incentivos para você ser o investidor do seu negócio.
Mas, quando você cortar os custos de algo em 10%, prorrogar os prazos de pagamento em 15 dias ou esperar até poder comprar alguma coisa, você se aproxima de não precisar de capital externo.
Crescer fora dos geradores de fundos pode parecer impossível – mas não é. Requer apenas foco e a crença de que isso pode ser feito.
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Este artigo foi adaptado do original, “Scaling your business without outside funding – it can be done”, do Pandodaily.