X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Startup

Rede de empreendedores Viking Network expande no interior paulista


Iniciativa, que nasceu em Bauru, já reúne mais 100 membros e está formando times em Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto

Reunir um grupo de empreendedores, mentores e investidores para compartilhar experiências, desenvolver negócios e impulsionar o empreendedorismo e as startups de Bauru, interior de São Paulo.

Foi com essa ideia que o empreendedor Paulo Milreu convidou um grupo de empresários e acadêmicos para fundar a Viking Network em novembro do ano passado. A iniciativa está dando tão certo que hoje já são mais 100 membros, alguns deles das cidades de Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto, onde novas unidades Viking Network começam a ser formadas.

E a expansão não para: já há planos de ir para diversas outras cidades de São Paulo, outros estados e até para o exterior por meio de um modelo de franquias. A expectativa é que a rede alcance 200 membros até o fim de 2013.

Apesar de as atividades da Viking Network se estenderem à comunidade, só pode se tornar membro quem for convidado. Como uma confraria, eles se reúnem mensalmente em um café da manhã, onde fazem networking, trocam experiências e oportunidades de novos negócios, além de assistirem a uma palestra.

“A maioria dos negócios são fechados por indicações e pela rede de relacionamentos profissionais que temos. Na Viking, estamos institucionalizando essa prática”, define Paulo Milreu, que hoje é Presidente do Conselho de Administração da Viking Network.

Para demais empreendedores, estudantes e profissionais, a Viking Network desenvolve uma série de projetos. Entre eles, um programa de aceleração de startups (empresas inovadoras em fase inicial).

Na unidade de Bauru, o primeiro programa de aceleração recebeu mais de 100 inscrições. Destas, três foram selecionadas e começarão a receber capacitação, mentoria e investimento – que pode variar entre R$ 10 mil e R$ 50 mil – para desenvolverem rapidamente seus negócios.

Também são abertas aos interessados, atividades como workshops, viagens de negócio internacionais, entre outras.

Todas as atividades são ministradas pelos próprios membros, que além experiência acadêmica, também podem compartilhar conhecimentos práticos.  A primeira Missão Internacional de Negócios vai acontecer no dia 5 de outubro e levar mais de 10 pessoas  ao Vale do Silício, nos EUA.

Nosso movimento está ganhando força rapidamente, pois o interior do Estado de São Paulo é um verdadeiro celeiro de boas ideias, excelentes profissionais e já é o maior mercado consumidor do país – de acordo com estudo da IPC Marketing, mas ainda carece de movimentos como esse.

Ele explica que o foco não está somente em empresas de tecnologia, mas no empreendedorismo como um todo, prova disso é que a maioria dos membros está à frente de empresas de setores tradicionais da economia.

Futuramente a Viking Network desenvolverá um programa direcionado ao ensino de empreendedorismo nas instituições de ensino superior. “Vamos levar empreendedores para despertar em universitários a vocação empreendedora e ensiná-los a criar e gerir seus próprios negócios.

Um dentista precisa saber administrar seu consultório, um advogado precisa gerenciar seu escritório e um programador de softwares precisa saber tirar sua ideia do papel e transformá-la em um negócio viável e lucrativo”, conclui.

Para conhecer mais sobre a Viking, acesse: http://www.viking.ac/.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot