A dica de hoje foi dada por Elton Luis Sipp via email.
Imagine-se em uma daquelas batalhas épicas medievais em que há um cavaleiro, um dragão, um castelo e uma mocinha apaixonada.
Você é o cavaleiro, e precisa matar o grande dragão para ter o amor da mocinha. O que você precisa fazer? Só tem uma opção: você precisa dar uma facada no coração do dragão gigante e passar adiante para conseguir o que você quer.
Agora volte para o presente e entenda uma coisa: assim são as suas vendas e as tarefas do dia a dia, como na história.
Você poderia ter um departamento especializado em facas para escolher a melhor faca para a situação. E você poderia ter também um departamento para pesquisar e definir as melhores armaduras. E quanto ao cavalo? Com certeza você poderia precisar de um departamento de cuidados dos cavalos. Mas no final das contas você precisa ir lá e dar uma facada no coração do dragão. Não interessa se tem a melhor faca, a melhor armadura e o melhor cavalo, departamentos que cuidam de tudo isso ou se você não tem!
Faça o básico primeiro! Antes de qualquer coisa. Você pode querer milhões de ferramentas de marketing, pode pedir um departamento especializado nisso ou naquilo, mas o que você precisa fazer é ir lá e dar a facada no dragão.
De que adianta ter o melhor do melhor em tudo, mas o seu trabalho não é feito?
Não se preocupe em ter o melhor programa de marketing, a melhor estrutura financeira e o melhor produto do mundo. A vida não é assim, o mundo não é assim. O mundo é você se esforçar e ter certeza de que você vai conseguir o que quer, mesmo sabendo que não tem as melhores ferramentas que poderia ter. Viver é ter entusiasmo por tudo mesmo quando você tem problemas. Viver é estar entusiasmado para RESOLVER esses problemas.
A única coisa que você não pode deixar de fazer é tudo o que realmente precisa ser feito. Se você é contador, contabilize. Se você é atendente, atenda. Se você é vendedor, venda. Faça as ligações diárias que tem que fazer, faça o número de visitas que você precisa fazer, faça os follow-ups que precisa fazer.
Não estou dizendo pra você abaixar a cabeça e virar um robô. NÃO! Estou dizendo pra você não se esquecer de fazer o que precisa ser feito. Você precisa trazer ideias novas, precisa colaborar, deve dar sugestões e fazer perguntas para as pessoas dos outros departamentos. Mas, o mais importante é fazer as vendas, se você é vendedor.
Ter as melhores facas, a melhor armadura e o melhor cavalo é ótimo! Mas no final das contas você precisa matar o dragão. Tendo ou não tendo tudo isso.
____
Esse texto me fez lembrar da parábola da Piscina, por isso recomendo o post Características do Empreendedor: Resolver os problemas até o fim.
Receba dicas de empreendedorismo assinando nosso RSS ou seguindo-nos no Twitter: @empreendemia
————————————————————
Veja também:
- Você precisa de concorrência para ir mais longe?
- Quem disse que empreendedor não precisa de feedback?
- Não precisa abraçar o mundo, tenha momentos para descansar.