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Marca de cachorro-quente tradicional chega aos 50 anos com nova identidade visual


por Deise Furtado

Foi em 1963 que o pão fofinho com salsicha e molho de mostarda começou a fazer sucesso nas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro e nos lugares mais vi­sitados da cidade. De lá até agora já se passou meio século e a marca, que ven­de cerca de 100 mil cachorros-quentes por mês, comemora o cinquentenário em franco crescimento.

Comercializado inicialmente em carrocinhas e por ambulantes em caixas de metal, o sanduíche fez sucesso nas décadas de 1960 e 1970. A iguaria tinha presença garantida nas 

C omercializado em carrocinhas e por ambulantes em caixas de metal, os sanduíches da Geneal fizeram história no Rio nas décadas de 1960 e 1970

principais praias do Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Circo Voador e no Maracanã. Segundo a diretora-geral e de marketing Luciana Palhares, a empresa tem um caso de amor com o Rio. “A marca nasceu na areia das praias e fez história no estádio mais querido do Brasil, o que contribuiu para a construção da nossa imagem. Mantendo sempre o mesmo padrão de qualidade, conquistamos o coração e, consequentemente, a fidelidade de nos­sos clientes”, explica a empresária.

Na década de 1980, a Geneal foi comprada e saiu de circulação, deixando os fãs com saudades. Em 1990 retornou ao mercado após ter sido adquirida pelo Wall de Petróleo, que tinha o intuito de usar a marca em lojas de conveniência. O retorno triunfante, contudo, aconte­CE ceu em 2000, através do desenvolvimen­to e implantação do sistema de parce­rias comerciais. Nesse período a marca reapareceu em novos pontos de venda no cenário carioca. O primeiro foi uma carrocinha de cachorro-quente fixa no Terminal Garagem Menezes Cortes, em 2004, no Centro do Rio, que posterior­mente deu lugar ao primeiro quiosque Geneal. Este modelo de negócio foi o pontapé inicial para a formatação de um projeto de franquias.

Para o dia todo

fcbac cachorroCom a abertura de quiosques nos metrôs, a empresa ampliou o portfólio de produtos com pizza, minipizza, crois­sant tradicional e na versão integral, pão de batata, esfirra e doces variados. “Mui­tas vezes o cliente não quer comer um cachorro-quente de manhã e prefere um croissant ou um pão de batata. Foi aí que resolvemos ampliar o mix de pro­dutos com outras opções. Esses produ­tos trouxeram um aumento de 20% no faturamento da empresa”, ressalta Lu­ciana. Ela destaca ainda que a estratégia é manter sempre a mesma comunicação em tudo utilizando a identidade do Rio, da marca e buscando sempre produtos que combinem com o conceito da em­presa. “No ano passado começamos a vender Biscoito Globo, feito à base de polvilho, em nossos pontos de venda e tem sido o maior sucesso”, comemora.

Em franca expansão, a maior rede de cachorro-quente da América do Sul espera um aumento de 100% no fatu­ramento da empresa no segmento de franquias. Para abastecer as novas lojas foi realizado investimento em maqui­nário, ampliação da fábrica e na mu­dança das embalagens, que agora são feitas com material biodegradável. E, de acordo com Luciana, a estratégia de crescimento não para por aí. A marca já planeja a abertura de mais unidades até o início do segundo semestre de 2013. De acordo com a empresária, o intuito é migrar para outros estados. Ela destaca que entre as possibilidades iniciais São Paulo é a opção mais cotada. Além dis­so, outros três pontos de venda no Rio de Janeiro estão sendo planejados para abrirem ainda em 2013, fora a presença nos mais variados eventos.

Detalhes importantes

Com 50 colaboradores atualmente, Luciana conta que a qualidade dos pro­dutos e serviços – além da já conheci­da tradição Geneal – é apenas um dos pontos que a diferenciam das demais empresas. Com foco no crescimento da marca, a empresa está em fase de inauguração de um novo formato de quiosque, localizado no Casa Shopping. Outra novidade é a abertura de uma loja no Norte Shopping.

Com investimento de R$ 60 mil, o quiosque conceito, no Casa Shopping, reabre com espaço totalmente repagi­nado. O trabalho foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Freire e Marcelo Jar­dim, do escritório Oficina P:ar. Para o local, os profissionais criaram um visu­al mais clean, adotando um estilo mais moderno e mudanças na ambientação. O espaço conta com 9 metros quadra­dos e investimento de R$ 110 mil. O quiosque inaugurado no Norte Shop­ping segue o mesmo padrão e estampa a nova identidade visual, desenvolvida recentemente.

Para alegria dos cariocas saudosos e da nova geração, atualmente a Geneal pode ser encontrada em shoppings de toda a cidade, nas praias do Rio de Ja­neiro e em vários parceiros comerciais como postos de conveniência, cafés, cantinas, bares e lanchonetes.

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