Quem trabalha com internet sabe que o grande diferencial da grande rede é a possibilidade de saber tudo que está acontecendo com o seu web site ou loja virtual.
Saber TUDO que o cliente faz na sua loja virtual é legal, mas talvez você não tenha nem tempo para fazer alguma coisa com todo o volume de informação que você pode coletar.
Então, a pergunta é: o que eu tenho que medir na minha loja virtual para ter certeza que estou sendo bem sucedido?
Várias coisas.
Confira a minha lista de KPIs (Key Performance Indicator Tabajara) “básicos” que eu recomendo a você ficar de olho diariamente para monitorar os aspectos mais importantes da sua loja virtual.
Mas antes…, não esqueça que a primeira coisa a fazer é CRIAR UMA META CLARA para a sua loja virtual ANTES de sair medindo qualquer coisa só porque é possível medir.
Então, a primeira pergunta é: QUAL É A SUA META para 2014???
Feito isso, confere a minha relação de KPIs para comércio eletrônico:
O “Básico”:
1. Vendas por hora, dia, mês, semana, trimestre.
2. Tamanho médio do pedido.
3. Margem média de lucro.
4. Taxa de conversão.
5. Taxa de conversão da página de produto.
6. Taxa de abandono do carrinho.
7. Novos Clientes VERSUS Clientes que já compraram antes.
8. Participação de mercado.
9. Número de pedidos onde um produto foi vendido com outros produtos complementares.
10. Níveis de estoque.
11. Tráfego da loja virtual.
12. Visitantes Únicos versus Visitantes Frequentes.
13. Tempo na loja virtual.
14. Page Views por visita.
15. Assinantes da e-news da loja.
16. Número de seguidores, comentários, likes e shares no Facebook, Twitter, Instagram ou Pinterest.
17. Número de seguidores, comentários, likes e shares no blog da loja virtual.
18. Número de visualizações dos vídeos da loja no YouTube.
19. Tempo de carregamento da página.
20. Tempo de carregamento da página frente aos concorrentes.
21. CTR de web banners ou qualquer outro tipo de propaganda na web ou na própria loja virtual.
22. Número e qualidade das resenhas de clientes na loja virtual.
23. Custo de Aquisição de Clientes por canal
24. Posicionamento de SEO da loja por palavra chave.
25. Custo por pedido.
E mais…
26. Participação dos TOP30% dos clientes no total de vendas da loja virtual.
27. Número de vezes que o cliente volta a loja virtual até comprar o produto.
28. Sessões de chat iniciadas.
29. E-mails de clientes respondidos.
30. Número de telefonemas atendidos.
31. Velocidade da resposta.
32. Tempo de Resolução dos problemas.
33. Número de vendas com Recomendações Cross-Sell e Up-Sell.
34. Margem por categoria de produtos.
35. O tal do “Lifetime customer value”.
36. Número de e-mails enviados.
37. Número de cliques nos e-mails.
38. Taxa de Rejeição dos emails.
39. Número de Indique a um amigo via e-mail.
40. Vendas por e-mails.
41. Número de e-mails personalizados enviados.
42. Número de resultados de busca com “Nenhum resultado”.
43. Número de resultados de busca com 10 produtos.
44. Número de resultados de busca com até 25 produtos.
45. Número de resultados de busca com até 50 produtos.
46. Número de Clientes Advogados da loja virtual.
47. Net Promoter Score.
48. Número de downloads de alguma coisa da loja virtual.
49. Bounce Rate da loja.
50. Página de Saída da loja, ou seja, a página onde o visitante cai fora.
Mas como medir tudo isso???
A resposta mais simples e rápida chama-se… GOOGLE ANALYTICS!
Se você não sabe nada de Google Analytics, compre um dos muitos livros sobre Google Analytics que tem por ai e ESTUDE!
Ou você DOMINA o assunto ou é melhor fechar a loja.
Capiche?
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