X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O melhor termômetro do mundo – e o mais sensível – é feito de luz


Uma equipe de pesquisadores na Austrália criou o termômetro mais sensível do mundo em temperatura ambiente. Ele é três vezes mais preciso do que versões anteriores – e é feito de luz.

Os pesquisadores afirmam que seu novo termômetro é capaz de medir a temperatura com uma precisão impressionante de 30 bilionésimos de grau. Embora seja possível fazer medições mais precisas em temperaturas extremamente baixas – próximas do zero absoluto – esta é a primeira vez que tal precisão é alcançada à temperatura ambiente.

O termômetro injeta luzes vermelha e verde em um disco cristalino altamente polido, por meio do qual elas viajam em velocidades ligeiramente diferentes, dependendo da temperatura: quanto maior ela for, menor é a velocidade da luz vermelha em relação à verde.

Forçando as luzes a viajar milhares de vezes pela borda dos discos, é possível medir a diferença de velocidade entre elas, e usar isso para medir a temperatura com extrema precisão. O professor Andre Luiten, um dos pesquisadores, explica o que a descoberta significa:

Nós conseguimos medir as diferenças de temperatura a 30 bilionésimos de grau em um segundo. Para enfatizar como isso é preciso, quando examinamos a temperatura de um objeto, nós descobrimos que ela é sempre flutuante.

Todos nós sabemos que, se você olhar perto o suficiente, vai notar que todos os átomos de qualquer material sempre se movem; mas nós vemos essa flutuação incessante com nosso termômetro, mostrando que o mundo microscópico está sempre em movimento.”

O novo dispositivo poderia, em tese, ir além da temperatura, medindo a pressão, umidade, força ou até mesmo a presença de produtos químicos específicos – é isso que os pesquisadores planejam fazer com ele no futuro. [Physical Review Letters via PhysOrg]

O post O melhor termômetro do mundo – e o mais sensível – é feito de luz apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dc g UvEoXcjA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot