Você quer descobrir o que faz as pessoas terem sucesso e resistência mental? Aqui está a resposta
Você não precisa nascer mentalmente forte. Com a prática, é possível desenvolver uma notável resistência mental.
Antes de mais nada, vamos à definição de resistência mental.
A resistência mental é a capacidade de trabalhar duro e responder de forma resistente ao fracasso e adversidade, a qualidade interna que permite aos indivíduos trabalhar duro e manter suas paixões e objetivos de longo prazo.
Agora, a palavra: partículas.
A definição de partículas descreve quase perfeitamente as qualidades que cada pessoa bem sucedida possui, porque a resistência mental constroem as bases para o sucesso a longo prazo.
Por exemplo, as pessoas de sucesso são ótimas em adiar a gratificação. As pessoas de sucesso são ótimas em resistir à tentação.
As pessoas de sucesso são ótimas em superar o medo, a fim de fazer o que precisam fazer (é claro que isso não significa que elas não estão com medo – significa que são corajosas – uma grande diferença).
As pessoas de sucesso não apenas priorizam, elas sempre continuam fazendo o que decidiram que é mais importante.
Todas essas qualidades requerem força mental e resistência – não é nenhuma coincidência essas serem algumas das qualidades de pessoas extremamente bem-sucedidas.
Aqui estão algumas maneiras para se tornar mentalmente mais forte – e, como resultado, ser bem mais sucedido.
#1. Sempre aja como se você estivesse no controle
Há uma citação creditada a Inácio que diz: “ore como se Deus fosse cuidar de tudo, aja como se tudo dependesse de você“.
A mesma premissa se aplica a sorte. Muitas pessoas sentem que sorte tem muito a ver com o sucesso ou fracasso. Se tiverem sucesso, a sorte os favoreceu e se não, a sorte estava contra eles.
A maioria das pessoas bem-sucedidas sente que a boa sorte desempenha algum papel no seu sucesso.
Mas não esperam terem sorte, nem sequer se preocupam com a má sorte.
Elas agem como se o sucesso ou o fracasso estivesse totalmente sob seu controle. Se tiverem sucesso, eles causaram isso. Se eles falham, causaram isso também.
Por não desperdiçar energia mental se preocupando com o que poderia acontecer com você, você pode colocar todo o seu esforço em fazer as coisas acontecerem.
Você não pode controlar a sorte, mas definitivamente você pode controlar suas ações.
#2. Coloque de lado coisas que não têm capacidade de impactar
A força mental é como a força muscular – ninguém tem um suprimento ilimitado. Então, por que desperdiçar o seu poder sobre coisas que você não pode controlar?
Para algumas pessoas é a política. Para outros, é a família. Para outros, é o aquecimento global. Seja o que for, você se importa, e quer que os outros se importem.
Legal. Faça o que você pode fazer: vote. Tenha um ouvido atento. Recicle e reduza a sua emissão de carbono.
Faça o que você pode fazer. Seja sua própria mudança – mas não tente fazer todo mundo mudar – eles não vão mudar.
#3. Veja o passado como um valioso treinamento
O passado é valioso. Aprenda com seus erros. Aprenda com os erros dos outros.
Em seguida, deixe as coisas passarem.
Mais fácil falar do que fazer? Depende da sua perspectiva. Quando algo de ruim acontece com você, veja isso como uma oportunidade de aprender algo que você ainda não sabia.
Quando outra pessoa comete um erro, não basta aprender com ele – veja como uma oportunidade de ser gentil, de perdoar e compreender.
O passado é apenas a formação; não define você. Pense sobre o que deu errado, mas apenas para ter certeza que da próxima vez você sabe o que precisa ser feito.
#4. Comemorar o sucesso das outras pessoas
Muitas pessoas – eu garanto que você conhece pelo menos algumas delas – veem o sucesso como uma soma de zeros: há tanta coisa para se fazer ao redor. Quando alguém brilha, pensam que isso diminui a luz de suas estrelas.
O ressentimento é uma porcaria que suga uma enorme quantidade de energia mental – energia que seria melhor aplicada em outro lugar.
Quando um amigo faz algo incrível, isso não impede você de fazer algo incrível.
#5. Nunca lamente, critique ou reclame
Suas palavras têm poder, especialmente para você mesmo. Lamentar sobre os seus problemas sempre faz você se sentir pior, não melhor.
Então, se algo está errado, não perca tempo reclamando. Coloque essa energia mental para melhorar a situação.
Então, por que perder tempo? Corrija agora. Não fale sobre o que está errado.
Fale sobre como você vai melhorar as coisas, mesmo que a conversa seja só com você. E faça o mesmo com os seus amigos ou colegas.
Não basta servir como um ombro que eles possam chorar. Amigos não deixam amigos se lamentarem, amigos ajudam amigos a tornarem sua vida melhor.
#6. Concentre-se em impressionar a si mesmo
Ninguém gosta de você pelas suas roupas, seu carro, seus pertences, sua posição ou suas realizações. Essas são todas as “coisas”. As pessoas podem gostar de suas coisas – mas isso não significa que gostam de você.
Relações genuínas fazem você mais feliz e, você só vai formar relacionamentos genuínos quando parar de tentar impressionar e começar a tentar ser apenas você mesmo.
E você vai ter muito mais energia mental para gastar com as pessoas que realmente importam em sua vida.
#7. Contabilize suas bênçãos
Tire um tempo, todas as noites antes de apagar a luz e, nesse momento, pare de se preocupar com o que você não tem. Pare de se preocupar sobre o que os outros têm que você não tem.
Pense sobre o que você tem. Você tem muito a agradecer. Faz muito bem, não é?
Sentir-se melhor sobre si mesmo é a melhor maneira para recarregar as baterias mentais de todas as pessoas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “7 Habits of People With Remarkable Mnetal Toughness”, da Inc.