O Google Play Música chegou ontem ao seu 45º país: o Brasil. Trata-se de um serviço três-em-um: você pode guardar seus MP3 na nuvem para ouvi-los em qualquer lugar; pode comprar músicas na loja; e pode fazer streaming de um catálogo com 25 milhões de faixas.
Por enquanto, o streaming está restrito a pessoas que comprarem um novo Galaxy S5, S5 Mini, S5 Duos, Galaxy S4 e tablets Galaxy Tab S a partir desta segunda-feira (22). Mas os outros recursos – enviar música e comprar faixas – já estão disponíveis para todas as pessoas, inclusive para quem não é usuário do Android.
Guardar músicas na nuvem de graça
Se você já tem uma coleção de MP3 ou FLAC, pode enviar até 20.000 músicas para a nuvem e ouvi-las em qualquer lugar através do Android, iOS e web – e sem pagar nada por isso.
Na verdade, você não fará upload de todas elas: com o Music Match, o Google detecta se uma música sua já está no catálogo da empresa e apenas a acrescenta à sua conta, sem fazer o upload. Se algo não estiver no catálogo, é feito o upload.
Para enviar músicas, vá até play.google.com/music/listen no seu computador, concorde com os termos de serviço, e adicione um número de cartão. O Google diz que “nossas ofertas de música exigem que você tenha uma forma de pagamento registrada para confirmar seu país de residência, já que os direitos musicais variam conforme o país”.