Sites de encontros não são novidade: o usuário se cadastra, faz um perfil, encontra sua cara metade, troca e-mails, telefonemas e, por fim, se tudo der certo, marca o encontro. O modelo faz sucesso há mais de uma década, com exemplos bem-sucedidos no Brasil (como Par Perfeito) e no exterior (Match.com). Dois empresários novaiorquinos, Brian Schechter e Aaron Schildkrout, estão lançando uma nova proposta. No site HowAboutWe, as preliminares ficam de fora: o usuário entra, seleciona a pessoa que interessa (com base em uma foto e um pequeno perfil) e marca um encontro. Fácil assim.
O novo modelo deve atrair até mesmo aqueles que juraram jamais conhecer alguém pela internet. Não se trata mais de saber se o outro está te enganando com falsas promessas ou perfis mentirosos: a ideia é marcar um encontro imediatamente e tirar a prova. Ao se cadastrar no site, você encontra uma lista de pessoas de ambos os sexos te convidando para um encontro numa área próxima de onde você mora. Daí, é só mandar uma mensagem para aquele que chamar a sua atenção. Se o pretendente topar, é só marcar dia e horário.
O site existe desde novembro de 2009, mas só recentemente recebeu um aporte de peso: US$ 3,2 milhões, de um grupo de investidores norte-americanos. A receita do HowAboutWe é gerada por assinaturas (é preciso pagar para se cadastrar). Em breve, pretendem ganhar também com anúncios de restaurantes e outros locais propícios para encontros. No primeiro ano de funcionamento, 100 mil pessoas fizeram propostas pelo site – desses, 60% eram mulheres. Agora só falta alguém lançar o modelo no Brasil…