Quando sua franquia de dados acaba, a operadora geralmente mantém seu plano funcionando a uma velocidade reduzida, como 32 Kbps ou 64 Kbps, sem cobrar nada a mais. É pífio, mas ainda permite receber mensagens e manter você conectado. Infelizmente, isso está prestes a mudar.
A Vivo confirmou que, a partir de novembro, vai cortar o acesso à internet quando sua franquia de dados acabar. Para restabelecer a conexão, você terá que pagar por um pacote adicional. Fontes dizem ao jornal O Globo que Oi, TIM e Claro vão fazer o mesmo. Isso valerá para clientes pré e pós.
Vivo
Na Vivo, a mudança começa entre os clientes pré-pagos: se você consumir toda a franquia de dados, terá que pagar mais para continuar conectado.
Por exemplo, o plano Vivo Tudo oferece 75 MB por semana. Se você consumir tudo e quiser mais, precisa pagar R$ 2,99 para ter mais 50 MB, com validade de até sete dias – é possível ativar o pacote via SMS.
O mesmo vale para quem compra o plano Internet Pré de 200 MB. Segundo o Tecnoblog, a Vivo explicava nesta página (misteriosamente removida):
A partir do dia 06/11, ao atingir a franquia do pacote, o acesso à internet será interrompido. Para voltar a navegar você pode esperar a renovação do pacote, ou contratar o Vivo Internet Adicional 50 MB por R$ 2,99 com validade de até 7 dias.
A Vivo diz que vai avisar todos os seus clientes desta mudança “com a antecedência necessária”. Por lei, isso deve ser notificado com 30 dias de antecedência.
Ela também diz ao Globo que “o mesmo ajuste deverá ser implementado futuramente para os clientes de planos pós-pagos”. Na verdade, já existe um pacote adicional da Vivo para clientes pós: você pode pagar R$ 9,90 para obter 300 MB adicionais quando a franquia acabar. No entanto, ainda é possível navegar com velocidade reduzida sem pagar nada a mais… por enquanto.