Uma “anomalia durante o voo” a bordo da SpaceShip Two, da Virgin Galactic, fez com que o avião espacial explodisse no ar, matando um dos pilotos e deixando o outro ferido.
>>> Em fotos espetaculares, avião espacial SpaceShipTwo quebra a barreira do som
A Virgin Galactic é a empresa do bilionário Richard Branson que quer iniciar a era do turismo espacial. A SpaceShip Two está sendo testada há meses e já tem uma fila de ricões dispostos a visitar o espaço.
O acidente
Na sexta-feira, em meio a mais um dos muitos testes que estão sendo feitos com a SpaceShip Two, a nave espacial explodiu no ar na Califórnia, nos EUA.
Não há confirmação ainda da causa do acidente, mas especula-se que tenha sido algo relacionado a um novo tipo de combustível que estava sendo testado pela primeira vez em um voo. Como diz a Aviation Week:
O voo estava testando o desempenho de novos grãos a base de poliamida, que foram adotados no lugar do polibutadieno com terminação hidroxílica, uma forma de borracha que foi usada na primeira série de testes. A Scaled [Composites] e a Virgin, que anunciaram a decisão de alterar o combustível em maio, fizeram a troca na esperança de oferecer uma queima mais longa, energética e com oscilações de impulso inferiores.
O fotógrafo Ken Brown, da Associated Press, capturou o momento exato da explosão do avião espacial – é a foto que abre o post. Abaixo, outra imagem da explosão: