X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pesquisadores testam drone com chip neuromórfico que imita cérebro


Há quase sete anos saiu a notícia de que a DARPA, agência do governo americano que desenvolve tecnologias militares, estava investindo milhões de dólares em chips neuromórficos. É um termo bem bonito para chips de computador que imitam um córtex biológico – um chip cerebral. E os pesquisadores estão perto de conseguir fazer isso funcionar. E, obviamente, eles vão colocar esses chips cerebrais em drones.

Como parte do desafio da DARPA, o Centro de Sistemas Neurais e Emergentes do HRL Laboratories testou um pequeno drone com um protótipo de chip neuromórfico. O drone conta com 576 neurônios de silício que se comunicam através de picos de eletricidade e respondem a dados de sensores óticos, de ultrassom e infravermelhos. E graças a esse chip cerebral, o pequeno robô não precisa necessariamente de um ser humano para dizer o que fazer. Ele pode aprender e agir por conta própria.

Parece algo de filme de ficção científica. Uma pequena aeronave que voa e decide o que quer vigiar, ou pior, em que quer atirar. O MIT Technology Review explica:

Na primeira vez que o drone estava voando pelas salas, o padrão único de dados do sensor das paredes, móveis e outros objetos criou um padrão de atividade elétrica nos neurônios que o chip nunca tinha experimentado antes. Isso foi ativado para relatar que estava em um novo espaço, e também fez a forma como seus neurônios se conectavam mudar, em um imitação do aprendizado em um cérebro real. Essas mudanças fizeram com que, da próxima vez que a nave entrasse na mesma sala, ela reconhecesse tudo.

Então é bem legal. Não, de verdade, é o tipo de tecnologia que surpreende. Entretanto, é difícil negar que um futuro cheio de drones com cérebros eletrônicos é assustador. Eles certamente farão coisas boas. Mas aquela conversa sobre ética na inteligência artificial vai ser ainda mais importante quando a inteligência artificial conquistar os céus. [Tech Review]

O post Pesquisadores testam drone com chip neuromórfico que imita cérebro apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ebab FEDe oEZeU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot