X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para combater roubo a celular, polícia de SP vai facilitar bloqueio de IMEI


Caso seu celular seja roubado, você pode bloquear o IMEI – espécie de número de série no aparelho – para impedir que ele seja usado pelo ladrão. No entanto, o procedimento é meio inconveniente: você precisa ir até a delegacia, registrar um boletim de ocorrência, depois ligar na operadora e informar o IMEI a ser bloqueado.

>>> Como encontrar seu celular perdido

Isso pode ficar mais fácil no estado de São Paulo: segundo o Estadão, a polícia civil vai encaminhar o pedido de bloqueio de IMEI diretamente à operadora, para coibir mais roubos.

Vai funcionar assim: você chega à delegacia para registrar o roubo ou furto, e preenche um formulário extra com as informações do celular, incluindo o IMEI. Depois, a própria polícia leva esses dados às operadoras. Normalmente – como explicam Claro e Oi – é preciso ligar para o atendimento ao cliente, ou ir a uma loja, a fim de bloquear o aparelho.

O número IMEI – uma sequência numérica de 15 algarismos – pode ser encontrado no próprio corpo do celular, ou na embalagem do aparelho. Se você não tiver nenhum deles, faça o seguinte: disque *#06# no seu celular, e ele vai exibir o código. Agora copie-o e envie-o para você mesmo via e-mail, ou guarde no Dropbox – assim você pode acessá-lo em qualquer lugar.

Ao bloquear o IMEI, o aparelho não consegue se registrar nas redes celulares, e por isso deixa de fazer e receber ligações. Infelizmente, é possível trocar o IMEI dos celulares. Como explica a Teleco, dá para trocar um código bloqueado por outro mapeado como legítimo, usando kits “que custam aproximadamente quinze dólares”.

E me pergunto se a polícia será ágil na hora de repassar o pedido de bloqueio às operadoras, porque o número de assaltos a celular é grande. A Secretaria de Segurança Pública diz que os celulares respondem por 16,7% de todos os roubos de SP.

Vale notar que o bloqueio do IMEI só dificulta que ele seja ativado na rede das operadoras, mas não impede que o ladrão acesse as informações que estão no aparelho, como fotos e arquivos. Para isso, você precisa fazer o bloqueio remoto – ensinamos aqui o procedimento no iOS, Android e Windows Phone.

Smartphones com iOS e Android podem ser bloqueados à distância caso sejam roubados; no entanto, este recurso não é ativado por padrão. Isso pode mudar: na Califórnia, o governador sancionou uma lei que obriga todas as fabricantes – como Apple e Samsung – a venderem smartphones com medidas antirroubo pré-ativadas. No Windows Phone, isso já é ativado por padrão.

Só que os ladrões estão ficando espertos. Em dois casos separados – um em São Paulo, outro no Rio – a vítima foi obrigada a passar a senha do iCloud: com isso, o bandido desabilita o recurso “Find my iPhone”.

Alexandre de Moraes, secretário da Segurança Pública, diz que os índices de roubos devem cair se forem criadas barreiras para impedir o uso de celulares roubados. Infelizmente, o combate a assaltos pode ser mais complicado do que parece. Segundo o Estadão, a secretaria e membros das operadoras vão se reunir nesta sexta-feira (6) para acertar os detalhes técnicos. [Estadão]

O post Para combater roubo a celular, polícia de SP vai facilitar bloqueio de IMEI apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fb  vi AxTGOs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot