A Samsung se envolveu em uma polêmica nos últimos dias, devido a uma frase escondida na política de privacidade para suas smart TVs. O texto dava a impressão de que a TV envia sua voz constantemente para a nuvem, incluindo “informações pessoais ou confidenciais”. A coreana enfim resolveu o mal-entendido.
A confusão aconteceu porque a política de privacidade dizia o seguinte:
Esteja ciente de que, se suas palavras incluírem informações pessoais ou confidenciais, essas informações estarão entre os dados capturados e transmitidos para terceiros por meio do uso do reconhecimento de voz.
A Samsung então publicou um post em seu blog oficial intitulado “Smart TVs da Samsung não monitoram conversas na sala de estar” – e nem no quarto ou no banheiro, porque não é assim que funciona o reconhecimento de voz na TV.
Como funciona
A empresa explica que alguns comandos não requerem que sua voz seja enviada para a nuvem. A TV possui um microfone embutido – ativado quando você diz “Olá TV” – que responde a comandos predeterminados simples, como mudar de canal e aumentar o volume. Nesse caso, os dados não são armazenados, nem transmitidos.
Se você quiser algo mais complexo – “recomende-me um bom filme de ficção científica”, por exemplo – a TV não consegue fazer isso sozinha. Ela precisa enviar sua voz para processamento na nuvem, mas só depois que você pressionar um botão no controle remoto. Ou seja, a smart TV não ficará ouvindo você o tempo todo.