É possível enviar textões, fotos e até vídeos para o Facebook. E se a rede social fosse um passo além e permitisse que os sites publicassem artigos direto no seu feed de notícias, sem exigir um clique (ugh) para ver o texto completo?
O Facebook acaba de lançar um novo serviço chamado Instant Articles, que permite a empresas de mídia criar textos interativos que são hospedados nos servidores da rede social, e incorporados ao seu feed de notícias.
O Facebook diz que notícias levam oito segundos, em média, para serem carregadas no navegador do smartphone – “de longe o tipo de conteúdo mais lento”, diz a empresa em um comunicado. Zuckerberg & cia. decidiram que a solução óbvia era hospedar o conteúdo, algo que promete acelerar em dez vezes o tempo de carregamento.
Isso foi o suficiente para convencer alguns grandes nomes a participar. A partir de hoje, o New York Times, National Geographic, BuzzFeed, The Atlantic e NBC News vão todos postar artigos no Facebook via Instant Articles. O Guardian, BBC News e os alemães Bild e Der Spiegel se juntarão a eles em breve.