Uma das maiores editoras acadêmicas do mundo está lutando para restringir a ciência apenas a quem tiver acesso pago. Trata-se da Elsevier, que recentemente entrou com uma ação judicial contra a Library Genesis e o SciHub.org, dois centros enormes de artigos científicos.
Os sites, que são bastante populares em países em desenvolvimento como Índia e Indonésia, são um verdadeiro tesouro para quem busca cópias em PDF de artigos que normalmente custam o olho da cara, caso você não tenha acesso à assinatura de uma biblioteca universitária.
A maior parte do conteúdo desses sites foi provavelmente enviado a partir de credenciais emprestadas ou roubadas de estudantes universitários. A Elsevier espera fechar os dois sites e receber uma compensação pelas perdas, que pode chegar a milhões de dólares.
Tecnicamente, podemos dizer que a Elsevier está sendo prejudicada, mas é difícil se sensibilizar com a editora acadêmica. Se você for estudante de uma universidade, provavelmente pode se aproveitar da assinatura da biblioteca local para vasculhar uma infinidade de conhecimento científico. Caso contrário, a literatura acadêmica é – com a exceção de uma pequena quantidade de periódicos com acesso gratuito – barrada por trás de paywalls que são exorbitantes até mesmo para os padrões de países ricos.